Além da capacitação, a equipe da SMAS realizou uma visita técnica a Ipatinga para compartilhar experiências
Para que uma equipe tenha êxito no trabalho realizado, é preciso que todos conheçam as etapas do processo e, desta forma, sigam corretamente o fluxo.
A fim de apresentar o serviço de Abordagem Social bem como apontar o processo de identificação/registro dos usuários encaminhados, a atuação da equipe e o fluxo e serviços ofertados para que as pessoas em situação de rua deixem esses locais, foi promovida, na última semana de fevereiro, uma capacitação para os técnicos e funcionários administrativos do Centro de Referência Especializado de População em Situação de Rua (Centro Pop). A atividade, oferecida pela equipe de referência em Abordagem Social de Valadares se deu depois que a gestão da SMAS observou um aumento da população de rua na cidade e dos serviços que atuam diretamente com esse público.
Para aprimorar ainda mais os serviços voltados para a população em situação de rua de Valadares e equipamentos da SMAS, foi realizada uma visita técnica para troca de experiências no município de Ipatinga, também em fevereiro. Nela, estavam presentes a secretária municipal de Assistência Social, Jackeline Araújo; a gerente da Proteção Especial de Média Complexidade, Karla Teresa Castro; a gerente de Proteção Especial de Alta Complexidade, Alcione Amorim; e a psicóloga técnica de referência da equipe de Abordagem Social, Samara Avanzi.
Uma outra visita está sendo agendada em Belo Horizonte.
Serviço Especializado em Abordagem Social
O serviço, que conta com uma técnica de referência (psicóloga) e três agentes sociais está alocado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). E tem como público-alvo as crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam os espaços públicos e/ou grandes concentrações, como moradia, obtenção de renda, sobrevivência, ou situações em que haja violações dos direitos fundamentais dos indivíduos ali inseridos.
A abordagem social realiza ações contínuas e programadas diariamente (de segunda-feira à sexta-feira), das 8 às 18 horas, mediante as demandas de curto prazo (medicamentos, alimentação, higiene pessoal e que necessitam de abrigos) e a longo prazo (reinserção no mercado de trabalho, restabelecimento dos vínculos familiares/sociais, aluguel social, processo de benefícios/aposentadoria). A abordagem social atua em rede tanto com os equipamentos da assistência social quanto com os equipamentos da saúde, sobretudo com a equipe do Consultório na Rua, Centro Pop e Abrigo Noturno.
O Creas fica na rua Afonso Pena, 2343, entrada pela Olegário Maciel – Centro. E o telefone é o: 3221-9551
CENTRO POP
Já o Centro Pop é um equipamento específico para População em Situação, de portas abertas, representando espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O serviço ocorre por trabalho técnico para análise das demandas das pessoas em situação de rua, orientação socioassistenciais e das demandas de políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência. E conta com uma equipe composta por um coordenador, duas técnicas de nível superior e três educadores sociais.
O local oferece espaço para guardar pertences (enquanto se utiliza o Centro), higiene pessoal, alimentação (café da manhã e da tarde), área para lavar e secar roupas e provisão de documentos civis.
Lá são realizados atendimentos profissionais (com assistente social e psicóloga), atividades sociopedagógicas em grupo, oficinas de orientação social e profissional, prática esportiva, reuniões dos Alcoólicos Anônimos e Amor Exigente, atividades recreativas e culturais e atendimentos médicos realizados pelo Consultório na Rua.
O Centro Pop fica na rua Belo Horizonte, 816, Centro. O telefone é o: 3271-9884.