Com música de Gilberto Gil inspirada no trabalho da ONG ambiental, campanha quer promover o reflorestamento
Aimorés-MG, Fevereiro 2021 – Para ressaltar a importância da recuperação das florestas, o Instituto Terra, criado em 1998 por Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado, lança a campanha “Refloresta”. Criada pela agência Ampfy, as ações tem como peça central a criação da nova música de Gilberto Gil, que vem se somar à famosa trilogia Refazenda, Refavela e Realce.
“É muito mais do que uma campanha, é um chamado urgente para a recuperação das nossas florestas, do nosso planeta. Não basta mais apenas frearmos o desmatamento, é preciso replantar e recuperar as áreas degradadas”, afirma Juliano Ribeiro Salgado, vice-presidente do Instituto Terra.
A organização civil sem fins lucrativos tem como foco a disseminação dos valores ecológicos por meio de ações educativas e intervenções de restauração e recuperação em propriedades rurais no Vale do Rio Doce, entre elas sua sede, a RPPN Fazenda Bulcão.
A campanha, encabeçada pelo cantor Gilberto Gil, também contará com outras personalidades. Além do clipe lançado pelo compositor no Fantástico, as ações de divulgação nas redes sociais contaram com o apoio de personalidades, como Marcos Palmeira, Fernando Moraes, Chico Buarque, Lilian Pacce, Isabella Teixeira, Dudu Bertholini, Patricia Pillar, Bruna Lombardi e Luciano Huck. O clipe da música pode ser visto no site www.institutoterra.org ou no canal do YouTube do Instituto Terra https://youtu.be/_MEDbRCVJRM.
Década da restauração – A ONU declarou o período de 2021 a 2030 como década da restauração de ecossistemas. Ao reconhecer a importância da atividade para combater a crise climática global, melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a biodiversidade, a organização mundial estimula lideranças políticas, do setor privado e da sociedade civil a reforçarem suas atenções aos bilhões de hectares de áreas degradas com potencial de restauração no mundo.
“A música é a grande celebração da criatividade brasileira e propusemos o tema para que Gil falasse a favor da preservação da nossa fauna e flora. Além disso, o apoio de celebridades nos ajuda a levar essa mensagem, tão urgente na nossa atualidade, para o mundo inteiro”, comenta Fred Siqueira, CCO da Ampfy, lembrando que a ideia é contar com o apoio de amigos, ativistas e influenciadores para que haja um movimento nas redes sociais, além de grandes mídias tradicionais, na divulgação do tema.
“A canção `Refloresta´ criada pelo Gil é um hino de amor às florestas tropicais, um hino de luta para ser entoado por aqueles que, assim como o Instituto Terra, acreditam no poder da transformação e batalham pela preservação ecológica”, acrescenta Juliano Salgado.
Tendo a música de Gil como peça central, a campanha Refloresta conta com o clipe da canção que foi produzido pela Piloto Filmes e dirigido por Ivi Roberg, além de peças nos mais diversos meios, como rádio/streamings, OOH, jornal e digital. Um filtro especial no Instagram permitirá que os fãs participem da campanha usando os grafismos do clipe da canção Refloresta.
Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, o TikTok vai celebrar a entrada de Gilberto Gil na plataforma com o desafio #ReflorestaComGil: a cada vídeo criado com a música no aplicativo, o TikTok vai plantar uma árvore no Instituto Terra.
“A canção criada pelo Gil é um hino de amor às florestas tropicais, um hino de luta para ser entoado por aqueles que assim como o Instituto Terra, acreditam no poder da transformação e batalham pela preservação ecológica”, enaltece Juliano Salgado.