[the_ad id="288653"]

Copa Valadares de Parapente promete fomentar setores de turismo

Pico da Ibituruna vai receber cerca de 200 pilotos do Brasil e do mundo para a competição

A Copa Valadares de Parapente, que engloba a primeira etapa de três campeonatos: Valadarense, Mineiro e Carioca, começa neste sábado (13). Os últimos detalhes já foram acertados pela organização da competição e pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, setores de turismo e gastronomia, como bares, restaurantes, pousadas e hotéis, aguardam turistas de diversas partes do mundo para fomentar o comércio durante o evento.

Últimos preparativos

Considerada uma das principais plataformas de voo livre do mundo, Governador Valadares está na rota das maiores competições de parapente. A cidade é privilegiada por ter como seu principal cartão postal o pico da Ibituruna, que atrai competidores de todas as partes do mundo. Já está confirmada a presença de pilotos de Portugal, Romênia, Polônia, Itália e Rússia.

A presença de turistas anima os setores de turismo, que aguardam todos os anos pela temporada de campeonatos para aumentar a receita.

Considerada uma das principais plataformas de voo livre do mundo, Governador Valadares está na rota das maiores competições de parapente. Foto: Divulgação

Na quinta-feira (11) foi realizada uma capacitação para trabalhadores de bares, restaurantes, pousadas e hotéis. A formação foi para nivelar as ações para o recebimento de turistas, que irão circular na cidade durante os dias de competição. Para o secretário Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, a competição será uma oportunidade para o setor aumentar o faturamento.

“Apesar da pandemia, o Ministério do Turismo tem incentivado a volta do setor turístico de maneira consciente e segura, tanto que desenvolveu o selo Turismo Seguro, que compõe uma série de regras para hotéis, bares e restaurantes seguirem na pandemia. A gente vive um momento econômico muito delicado, e a vinda de turistas para a cidade pode ser muito importante para o comércio. Durante essa capacitação explicamos isso para os empresários do ramo turístico, que de forma segura iremos realizar as competições de voo livre”, disse.

Segurança

Durante a competição, o acesso ao pico será restrito no horário das 7 horas até o meio-dia para o público e pessoas que não estejam ligadas ao Campeonato. Mas poderão acompanhar os voos em outras áreas do pico ou até mesmo na cidade.

Segundo o secretário, a competição atenderá aos protocolos de saúde, como o uso de máscara, distanciamento na rampa e no ônibus, totens de álcool em gel no pico da Ibituruna, medidores de temperatura, além de distribuição de cartilhas com orientações sobre a prevenção contra o coronavírus.

Também no pico da Ibituruna estarão trucks vendendo comidas e bebidas. A área de pouso na antiga Feira da Paz também recebeu adequações para receber o público e pilotos. “Sugerimos para os donos de bares e hotéis algumas ideias para atrair os turistas durante os dias de provas. O desenvolvimento de pratos específicos de outros países, combos de bebidas e comidas, impulsionamento de publicação nas redes sociais para chamar a atenção dos turistas, além de outras sugestões”, ressaltou o secretário.

A Copa Valadarense é organizada pela Associação de Voo Livre Ibituruna e tem o apoio da Federação Mineira de Voo Livre, Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Voo Livre, Associação Valadarense de Voo Livre e Prefeitura de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM