Nesta terça-feira (5) Govenador Valadares chegou a marca de 443 mortes causadas pela Covid-19. A informação está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Só nesta terça-feira (5) mais três mortes foram registradas. Tratam-se de duas mulheres, com idades entre 50 e 79 anos, ambas com comorbidades; além de um homem, com idade entre 50 e 59 anos, sem comorbidades.
Agora já são 12.823 casos confirmados da doença, sendo que 12.122 pessoas estão curadas. No entanto a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a ser uma preocupação.
Ao todo, Valadares tem 79 pacientes internados com o coronavírus. Destes, 40 estão na UTI. Além disso a cidade tem 157 casos em investigação, entre eles 42 óbitos, e 28 pacientes internados. 179 pessoas cumprem isolamento social.
A taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Municipal e no Samaritano está em 91,4%, enquanto que nos hospitais particulares permanece em 100%.
Tudo como era antes: Fim da flexibilização do comércio na onda vermelha
A Prefeitura de Governador Valadares informou, nessa segunda-feira (4), o fim do período de flexibilização da onda vermelha do Plano Minas Consciente.
Ou seja, com o fim da flexibilização, os estabelecimentos do comércio varejista, atacadista, bares, restaurantes e lanchonetes voltam a funcionar dentro das normais rígidas. Além disso a cidade também está sob decreto de calamidade pública até o dia 30 de junho deste ano.
No centro da cidade já foi possível ver lojas funcionando com portas semiabertas e vendedores atendendo clientes na calçada. O DRD acompanhou como foi o primeiro dia do comércio na onda vermelha em 2020.
De acordo com as diretrizes do Minas Consciente, a onda vermelha é a mais restritiva do programa, e só serviços considerados essenciais são permitidos, como:
- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.