Natural de Sobrália, Glover Teixeira mora atualmente nos Estados Unidos e esteve na cidade para conhecer e dar uma palestra para os alunos do projeto Resgatando Cidadão. O atleta valadarense Nikolas Motta também marcou presença no evento
O projeto social esportivo Resgatando Cidadão recebeu as visitas ilustres de dois atletas do UFC, na tarde de ontem (28), em evento realizado na sede do projeto, no bairro de Lourdes. Glover Teixeira deu uma palestra para os alunos e, junto do atleta valadarense Nikolas Motta, contou experiências de vida e do esporte que ambos vivenciaram, destacando que a perseverança, a humildade e a força de vontade podem fazer diferença na caminhada.
Glover Teixeira conta que foi uma boa experiência falar para os alunos do projeto Resgatando Cidadão e mostrar um pouco do que ele já vivenciou na vida e no esporte. “Eu estou muito feliz de ter essa oportunidade de fazer essa palestra motivacional. Quem sabe um dia pode sair um lutador profissional desse projeto. Sinto-me grato de passar essas minhas experiências para eles, e isso tem grande significado para mim, pois sempre devemos ajudar o próximo. A gente não vai ficar com tudo isso sozinho, por isso precisamos passar o nosso conhecimento e vivência de vida para as pessoas quando temos oportunidade”, disse.
Com 41 anos de idade e um cartel no MMA de 32 vitórias e 7 derrotas, Glover Teixeira atualmente é o nº 1 do ranking da categoria meio-pesado (até 93 quilos) do UFC, abaixo apenas do atual campeão, o polonês Jan Blachowicz. Vindo de uma sequência de cinco vitórias, o brasileiro aproveitou para falar que está de olho no cinturão na próxima temporada. “Em 2021 eu quero, com certeza, ganhar o cinturão, e vou focar nisso. A minha próxima luta provavelmente será válida pelo título da minha categoria. Desde 2014, quando lutei pela primeira vez pelo cinturão da categoria meio-pesado, me tornei mais focado e concentrado, e ganhei muito mais experiência”.
O mestre Luciano Marçal é o líder da equipe Marçal Tiger e também responsável pelo projeto social esportivo Resgatando Cidadão. Ele celebrou a oportunidade de receber a visita dos dois atletas do UFC. “Foi um momento ímpar e inesquecível para os nossos alunos, que tiveram a oportunidade de ouvir duas personalidades do UFC. Nikolas Motta e Glover Teixeira contaram suas experiências e vivências de vida e mostraram que são humanos. Eles começaram lá embaixo e conseguiram chegar a lugares altos. Todo mundo pode chegar e alcançar a sua realização, basta batalhar.”
De acordo com Luciano Marçal, o projeto Resgatando Cidadão, como o nome já diz, resgata o cidadão para uma melhora da pessoa, em um trabalho de forma integral, além de possibilitar a formação de atletas para integrar a equipe Marçal Tiger. O projeto, que vinha há 10 anos sendo formulado, foi colocado em prática em janeiro de 2020, após fechar parceria com duas empresas. No início de 2021, o projeto abrirá mais 25 vagas para novos participantes. Todos que se candidatarem terão que participar de uma seleção com entrevista, além de passar pela avaliação de uma equipe de apoio psicológico e nutricional, para ver se a pessoa tem condição de seguir os treinamentos.
Ainda segundo Luciano Marçal, durante a pandemia, a equipe Marçal Tiger participou de um evento on-line, ficando com o vice-campeonato. “A princípio, seria o Campeonato Mineiro de Tae Kwon Do, mas virou uma competição internacional, porque teve participantes e equipes da Alemanha, Itália, Chile e Argentina. Por causa de uma medalha, nossa equipe não ficou em primeiro lugar.”