2º Seminário Gestão Educacional do Ensino Médio marca a ampliação do Programa Gestão pela Aprendizagem

No próximo ano, a estratégia Jovem de Futuro estará presente em escolas estaduais de mais 11 Superintendências Regionais de Ensino

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, em parceria com o Instituto Unibanco, o “2º Seminário Gestão Educacional do Ensino Médio”. O evento virtual marcou a ampliação do Programa Gestão pela Aprendizagem, voltado para escolas estaduais mineiras que ofertam o ensino médio. A partir do próximo ano, escolas de mais 11 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) implementarão as estratégias Jovem de Futuro.

A ampliação no número de escolas faz parte da segunda etapa de implementação da iniciativa. A primeira, iniciada em 2019, incluiu 1.343 unidades de ensino de 24 SREs. Na segunda e atual fase, a iniciativa contemplará mais 11 regionais e, somando as duas etapas, chegará ao total de 1.928 escolas beneficiadas. Já em 2022, na terceira etapa, a previsão é de todas as escolas que ofertam o ensino médio serão contempladas.

Durante a abertura do seminário, em vídeo, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, ressaltou a alegria de expandir uma iniciativa que tem trazido tantos resultados positivos para o estado. “Este programa vem nos ajudando a melhorar o processo de gestão, priorizando as ações voltadas para o ensino médio, etapa de ensino que tem uma importância muito grande na definição do futuro dos jovens do nosso estado. Estamos muito felizes em poder fazer a expansão do programa”, afirmou.

O Programa Gestão pela Aprendizagem é uma iniciativa da SEE/MG desenvolvida em parceria com o Instituto Unibanco. A ação utiliza a metodologia do Jovem de Futuro e tem como objetivos o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem.

Participações

Em sua apresentação, o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, apresentou a organização da estratégia Jovem de Futuro, abrangência da iniciativa em todo o país e os resultados que a proposta tem trazido para as escolas mineiras desde sua implementação, em 2019. “O esforço central do Jovem de Futuro é pensar como a gestão pedagógica pode estar inteiramente a serviço de uma escola, totalmente integrada, valorizando seu corpo docente e fazendo com que o estudante possa aprender mais e ficar na escola”, ressaltou.

O superintendente também pontuou que “temos uma visão ousada de fazer com que o ensino público em Minas Gerais seja ainda mais capaz de se transformar em referência de uma educação de qualidade efetivamente para todos”, conclui Ricardo Henriques.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria, destacou a importância dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o trabalho de gestão. “O índice nos diz sobre dois grandes processos de gestão: o aprendizado e o fluxo. São eles que conduzem a nossa gestão e nos dizem quais ações são intervenientes neste processo para que a gente possa melhorar”.

No último Ideb, divulgado em setembro deste ano, Minas Gerais conquistou uma evolução histórica no ensino médio e, segundo Geniana, isso mostra que o estado está no caminho certo. “Quando a gente percebe que temos uma melhoria, tanto na aprendizagem quanto no fluxo escolar do ensino médio em Minas, isso nos mostra em que medida nossas ações estão sendo assertivas. Daí a necessidade de entender a estratégia da metodologia Jovem de Futuro como uma ação potente que tem nos ajudado a melhorar essa condução do nosso ensino médio. O método do Circuito de Gestão permite que a escola olhe para si, pense em suas metas e repense seus caminhos”, destacou.

Para as escolas que estão ingressando no Programa, a subsecretária também enfatizou que no início do próximo ano serão realizadas capacitações voltadas para os Inspetores Escolares e as escolas. “Para que a gente possa ter uma implementação efetiva, nós teremos, em janeiro, uma formação com os Inspetores Escolares que são peças fundamentais para que o programa ocorra e ganhe em qualidade. E ainda, ao longo do primeiro semestre, com os demais atores que estão envolvidos nesse processo”, conclui.

Troca de experiências

O encontro também contou com um momento de troca de experiências. A diretora Educacional da SRE de Varginha, Sandra Maria Vieira de Melo Barbosa, e o diretor da Escola Estadual Professora Maria Rita Lisboa Pereira Santoro, no município de Lambari, Wagner Tadeu Alves, participam do programa desde a primeira fase e falaram um pouco sobre como foi o processo de implementação da metodologia.

Sandra destacou que o programa resultou em um olhar diferenciado do serviço de Inspeção Escolar com a escola. “A iniciativa fez com que nós tivéssemos um olhar mais atento para o pedagógico. Além disso, resultou em uma aproximação maior com as nossas escolas”.

Já o diretor Wagner contou sobre a realidade que estava vivendo quando o programa começou na escola. “Há anos a nossa taxa de aprovação no 1º ano do ensino médio estava muito baixa e nós sabíamos que precisávamos de fazer algo. A estratégia do Jovem de Futuro nos deu clareza de como poderíamos melhorar. Começamos a ‘enxergar quais eram as nossas feridas’, a ouvir o aluno e dar voz a ele. E os resultados foram muito positivos”, afirmou. O gestor ainda elogiou a iniciativa e destacou a importância de as escolas abraçarem a proposta. “Na nossa escola enxergamos o Jovem de Futuro como uma possibilidade real de superarmos todas as nossas dificuldades”, ressaltou.

Ampliação

A partir do próximo ano, o Gestão pela Aprendizagem estará presente nas escolas das SREs de Araçuaí, Diamantina, Januária, Patos de Minas, Ponte Nova, Sete Lagoas, Caratinga, Janaúba, Nova Era, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

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