Competição promovida pelo Clube do Botão Governador Valadares, em parceria com o Garfo Clube, contou com a participação de 16 botonistas
A Eurocopa de Futebol de Botão, disputada no último sábado (14), nas dependências do Garfo Clube, foi a sétima competição da temporada 2020 do Clube do Botão Governador Valadares. O evento contou com a participação de 16 botonistas. O jovem de apenas 15 anos Arthur Fernandes (França) conquistou o título do torneio ao vencer Euler Fernandes (Dinamarca) na final por 5 a 2.
Na primeira fase do torneio, os 16 botonistas foram divididos em quatro grupos, em que eles se enfrentavam em ida e volta. Arhtur Fernandes estava no grupo D junto com Rodrigo Fernandes (Inglaterra), Rogério Nalon (Polônia) e André Dias (Croácia). Na estreia da competição, Arthur derrotou Rodrigo Fernandes por 2 a 1. Em seguida bateu André Dias por 1 a 0 e terminou o turno com um empate de 0 a 0 com Rogério Nalon.
No returno, Arthur começou com derrota por 1 a 0 para Rodrigo Fernandes, mas nas duas rodadas seguintes venceu André Dias e Rogério Nalon pelo placar por 1 a 0. Com os resultados, Arthur se classificou em primeiro no grupo.
A fase final foi disputada em jogos eliminatórios e contou com oito botonistas. Nas quartas de final, Arthur enfrentou Rhaony Nick (Áustria) e empatou por 0 a 0, mas, por ter feito campanha melhor na primeira fase, passou para as semifinais. No jogo que valia a vaga para a final, Arthur bateu Rafael Amaral (Bélgica) por 3 a 2 e avançou para a partida que valeria o troféu de campeão.
Já na disputa do terceiro lugar, Rodrigo Fernandes (Inglaterra) ficou no 0 a 0 com Rafael Amaral (Bélgica). Como tinha a vantagem do empate, levou o troféu de terceiro lugar.
Na final, Arthur também jogava pelo empate, mas não jogou com o regulamento na mão. Em uma partida muito inspirada, fez 5 a 2 e derrotou Euler Fernandes (Dinamarca). O título conquistado foi o primeiro dele em competições do Clube do Botão Governador Valadares.
Arthur Fernandes é o botonista mais novo do Clube do Botão Governador Valadares. Ele tem apenas 15 anos. Levado ao clube pelo tio no início deste ano, gostou e começou a frequentar os dias de amistosos e torneios. Ele está bem contente pelo primeiro título conquistado.
“Muito feliz pelo primeiro título. Não fez nem um ano que entrei no clube e acho que a solidariedade de todos e a confiança foram situações que me ajudaram até aqui. Trabalhei muito para chegar aonde eu cheguei. É muito gratificante ver que o trabalho com esforço, dedicação, treinos e participando de campeonatos deu resultado. Realmente é um momento marcante para mim, por ser o mais novo do clube e ter feito uma final espetacular. Só tenho que agradecer a todas as pessoas que ajudaram nessa minha caminhada”, disse.
Torneio Paralelo
Os oito botonistas que não passaram da primeira fase da Eurocopa de Futebol de Botão disputaram um torneio paralelo chamado Nations League, em um sistema de jogos eliminatórios. Vinícius Binda (Holanda) enfrentou nas quartas de final Rodrigo Augusto (Suécia) e empatou por 1 a 1, mas como fez uma campanha melhor na primeira fase da Eurocopa, passou de fase. Na semifinal venceu Giovani Martins (Sérvia) por 2 a 1. Já na final derrotou Rogério Nalon (Polônia) por 3 a 2 e ficou com o troféu de campeão.