As famílias ou o aluno maior de 18 anos, que não tenham acesso à internet, devem entrar em contato com a escola, por telefone, aplicativo de mensagens ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período, para manifestar à gestão da unidade de ensino o interesse de continuidade de estudos onde se encontram matriculados.
O processo deve ser realizado até o dia 30 de outubro deste ano.
Passo a passo
Para realizar a renovação da matrícula, os pais/responsáveis ou o aluno maior de 18 anos deverão acessar o site renovacao.educacao.mg.gov.br, entre os dias 9 e 30 de outubro. Será preciso inserir o número da matrícula no campo destinado ao login, e a data de nascimento com dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras), no espaço destinado à senha.
Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Ao selecionar essa opção, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.
Ao concluir o procedimento de renovação da matrícula, será disponibilizado aos pais/responsáveis ou ao próprio aluno, quando maior de idade, o comprovante de renovação que poderá ser impresso ou salvo em formato PDF.
Mudança de escola
Para quem pretende mudar de escola ou vir de outra rede de ensino para a rede pública estadual, será necessário aguardar o momento do cadastramento escolar que, de acordo com a Resolução SEE nº 4.421, está previsto para ocorrer em novembro.