A pandemia da Covid-19 trouxe impacto para o comércio valadarense com lojas fechadas, restrições, prejuízo e adequações para essa nova realidade de protocolos de segurança. O GV Shopping, por exemplo, ficou fechado entre os dias 23 a 31 de março e depois voltou a funcionar de forma gradual. Para o Natal haverá algumas ações no GV Shopping, mas não na proporção de como foi feito em anos anteriores.
Débora Santana, auxiliar de marketing do GV Shopping, conta que nem tudo o que foi planejado no final de 2019 foi possível executar em 2020. “Todo fim de ano é realizada uma reunião com o departamento de marketing, representantes da gestão do GV Shopping e com todos os envolvidos na parte de negócios para fazer um planejamento de ações anual. Obviamente por causa da pandemia nem tudo o que planejamos conseguimos realizar. Tivemos que fechar por um período, seguindo os decretos divulgados e também por causa da segurança”.
De acordo com Débora Santana, a partir do momento que o GV Shopping voltou a funcionar, houve readequações como sinalizações, totens de álcool e gel e informativos, aferição de temperatura, limpeza e higienização intensificada, dentre outras coisas. Também foi feito um trabalho de conscientização e orientação para lojistas no atendimento ao cliente visando garantir a segurança de todos os envolvidos.
Sobre o Natal, que é uma data que tem grande potencial de vendas para os lojistas e aumento de frequência das pessoas no GV Shopping, Débora Santana revela que terá algumas ações, mas de forma moderada. “Vai ser feito a decoração de Natal, mas obviamente não na mesma proporção como foi planejado, porque tudo precisa de investimentos e recursos. Tudo será feito de uma forma que a data seja celebrada, mas que atenda a realidade que estamos vivendo hoje. Já estamos analisando como serão as ações para garantir o clima natalino, dentro das restrições e tomando todos os cuidados. O movimento no GV Shopping está aumentando de forma gradual, e queremos que esse crescimento siga de forma segura. Estamos apostando que o Natal vai trazer um aumento no consumo das pessoas, mas, acima de tudo, estamos bem conscientes do nosso papel na segurança de todos”.
Para tristeza das crianças, existe a possibilidade de não ter papai-noel no Natal do GV Shopping. Segundo Débora Santana, essa possibilidade está sendo estudada, sempre pensando na segurança. “A questão do papai-noel ainda está sendo discutida, até porque a figura dele atrai muitas crianças que certamente vão querer chegar perto e abraçar. Vamos trabalhar uma forma para não trazer problemas e sempre com consciência”, finaliza.