Estreitar laços neste período é fundamental para a sobrevivência no ramo das vendas e na fidelização do cliente
Criado no ano de 2003 pelo empresário gaúcho e especialista em Marketing e Recursos Humanos João Carlos Rego, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e tem como objetivo ajudar a desenvolver uma relação de fidelidade entre consumidores e clientes, além de ser uma nova oportunidade de aumentar o número de vendas para os lojistas.
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, todos os setores da sociedade foram impactados e o comércio de Governador Valadares ficou restrito por um período, mas teve flexibilização por decreto municipal em alguns períodos. Já no dia 13 de agosto, Governador Valadares foi incluída na Onda Amarela do Minas Consciente, situação que permitiu setores não essenciais retornarem às atividades.
Sócio-proprietário de duas lojas de calçados no GV Shopping, uma do público feminino e outra do masculino, Edney Guerra conta que essa é uma boa oportunidade de despertar o interesse de compra no cliente. “Depois desse momento difícil, com restrição por causa da pandemia, o comércio começou a melhorar. As pessoas estão voltando ao hábito das compras. Então, nada melhor que aproveitar o Dia do Cliente para fazer umas ações, algumas promoções e estreitar o relacionamento com o cliente, usando todas as nossas ferramentas. É uma boa data também para conseguir alavancar essas vendas e atrair os clientes para uma compra segura, uma compra programada ou até um atendimento na própria residência do cliente. O mês de setembro é um período vago. Então, essa data é uma oportunidade para despertar o interesse na compra, possibilitando ao cliente adquirir um produto com uma condição melhor. Temos preparado alguns produtos com descontos, prazos e preços mais atrativos e vamos trabalhar com nossas redes sociais com o objetivo de alcançar aquele cliente que ainda não se sente seguro de sair de casa”, disse.
Leonardo Leonídio é gerente administrativo de uma loja de tintas na avenida Minas Gerais, no centro de Governador Valadares. Ele explica que o estreitamento da relação entre cliente e lojista é fundamental. “Sempre pode ser feito algo para o Dia do Cliente, pois o consumidor tem que ser visto como colaborador do comércio de modo geral. Aqui estamos sempre procurando fazer um agrado, uma promoção, alguma ação que atraia o cliente para a nossa empresa. Estamos passando por uma reforma há dois meses, justamente para o cliente vir até a loja e se sentir à vontade dentro dela. É o processo de humanização da marca que passa por todos os setores da empresa. A fidelização do cliente parte de vários parâmetros, não só o preço, mas a humanização, tratamento, a forma como você aborda o cliente. Temos que fazer parte da vida deles e, como loja de tinta, a gente leva cor para a vida deles. Temos que fazer com que eles se sintam parte da nossa equipe, e eles nos verem também como parte da casa deles”.
Júnia Maia é contadora e promotora de eventos. Seu maior volume de compras é sempre de roupas. Ela torce para a recuperação do comércio e revela o que chama a atenção para poder adquirir um produto. “Espero que as lojas respeitem o novo normal, devido à pandemia, consigam se reerguer e inovem nas propagandas, o que atrai muitos clientes. O que mais me cativa em uma loja é o bom atendimento e a qualidade do produto. Carisma, simpatia, disposição em atender são os carros-chefes de uma loja.”
Já a advogada Christian Kelly Vieira ressalta que a pandemia e a vida de home office não proporcionam uma necessidade de novas compras, mas destaca o que é importante para ser cativada a comprar algo. “O dia do cliente, para uma consumidora do ramo do vestuário, calçados e acessórios, neste momento em que estamos vivendo a pandemia do novo coronavírus, infelizmente não representa tanto, considerando que, com o home office, várias pessoas, mulheres e homens não estão mais necessitando atualizar suas peças. O que é o meu caso. E o que fez gerar uma economia muito grande. Para que eu me fidelize em uma loja, além do bom atendimento, inegavelmente, o que me cativa é a qualidade do produto que me é oferecido. Quando vejo um produto de boa qualidade, sinto-me mais disposta a gastar até um pouco mais do que gastaria adquirindo um produto de qualidade inferior.”
CDL-GV ressalta importância do bom relacionamento entre lojistas e clientes
A gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), Célia Menezes, destaca a importância do cliente e o trabalho dos lojistas neste período de pandemia. “O cliente sempre teve um papel importante nos negócios de sucesso, e neste ano em que estamos passando por uma pandemia, ele é extremamente fundamental para a sobrevivência das empresas. Por isso, os lojistas e seus funcionários precisam trabalhar ainda mais o relacionamento com o seu cliente e cuidar para que ele se sinta sempre importante. Seja por um mimo, por uma mensagem personalizada nos canais diretos de comunicação ou por uma homenagem nas redes sociais”.
Procurada também pelo Diário do Rio Doce, a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) respondeu que não realizará nenhuma ação específica para esta data.