Sem o desfile, o Tiro de Guerra não realizará nenhum evento externo. Já a Fanfarra Batida do Bem fará uma apresentação no feriado, para a data comemorativa não passar em branco
por Fábio Velame
No final do mês de julho, a Prefeitura de Governador Valadares anunciou a não realização do tradicional desfile cívico de 7 de setembro, por causa da pandemia. O evento contaria com as participações de escolas municipais, estaduais e da rede privada, além de bandas e instituições militares.
O Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares sempre marcou presença, abrindo o desfile com seus atiradores. O subtenente e chefe de instrução do TG, Walbec Mota Macedo, conta que, sem o desfile, não haverá programação externa.
“Somente iremos passar a ordem do dia aos atiradores. Não haverá formatura com a tropa, em acordo com as determinações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações. Enviaremos um texto alusivo por meio do whatsapp aos atiradores no dia 7 de setembro. Dessa forma, estaremos cumprindo um ato cívico, aguçando a cidadania e trazendo ao conhecimento uma parte da nossa história aos nobres atiradores”, disse.
Figura sempre presente nos desfiles há muitos anos, o professor de música Luiz Carlos, também conhecido como Mestre Lú, da Escola Municipal Santos Dumont e coordenador da Fanfarra Batida do Bem, lamenta a não realização do evento. “É muito triste não ter esse desfile de 7 de setembro. A nossa escola é a única escola municipal que participa do evento há mais de 50 anos e nunca deixou de participar”.
Para suprir a falta do desfile, mestre Lú revela que haverá uma apresentação da Fanfarra Batida do Bem em frente à Escola Municipal Santos Dumont, a partir das 16 horas, no feriado de 7 de setembro.
“Na semana passada já realizamos um pequeno evento com poucos alunos. Peguei umas fotos de alunos e apoiadores e fizemos igual acontece nos campos de futebol, que hoje tem a torcida representada pelas fotos na arquibancada. O evento foi mais para nos aproximar, pois atualmente estamos tendo só aulas em vídeo. Chamei apenas 10 alunos, tomamos todos os cuidados, usando máscaras, distanciamento e higienização com álcool em gel até nos instrumentos. Já no feriado de 7 de setembro faremos uma nova apresentação, pois é um pedido de nossa comunidade, que já perguntava se teria alguma coisa nossa no dia. Tomaremos todos os cuidados necessários para fazer essa apresentação, que contará com a participação do maestro da Banda Lira 30 de Janeiro, Manoel Pereira, e do professor Isac André. No mesmo dia acontecerá uma apresentação em Tumiritinga, com o nosso núcleo que tem lá. Será a partir das 8 horas, no centro de Tumiritinga.”