GOVERNADOR VALADARES – O 6º Batalhão da Polícia Militar lançou, nesta sexta-feira (12), em Governador Valadares, a Operação Natalina 2025, que será realizada atém o dia 31 de dezembro. A iniciativa, apresentada oficialmente em todo o estado no último dia 5, tem como objetivo fortalecer o policiamento ostensivo e reforçar a segurança pública durante o período de maior movimentação comercial e das festas de fim de ano. O foco é a prevenção de crimes, especialmente os delitos contra o patrimônio, além de ampliar a sensação de segurança da população.
A Operação Natalina em Governador Valadares contará ainda com o reforço de militares das áreas administrativas e do Policiamento Especializado, incluindo efetivos da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, da 3ª Companhia de Policiamento Rodoviário e da 5ª Base Regional de Aviação do Estado.
Dentro do planejamento da Operação Natalina, a PMMG também lançou a Operação “Filhos de Minas”. Em Governador Valadares, 123 discentes do Curso de Formação de Soldados irão atuar nas ruas integrados à ação. Segundo a corporação, a iniciativa tem caráter pedagógico e institucional, permitindo que os alunos-soldados vivenciem na prática a rotina da polícia ostensiva e comunitária. As atividades serão desenvolvidas em postos de patrulhamento a pé e em Bases de Segurança Comunitária, conforme definido em Cartão-Programa, reforçando a presença policial qualificada, a visibilidade responsável e a aproximação com a comunidade.
O Chefe do Estado-Maior da 8ª Região de Polícia Militar, Tenente-Coronel Paulo César Ferreira Santos, destacou que a Operação contará com um reforço expressivo no policiamento de Governador Valadares. Segundo ele, o objetivo central é ampliar a presença policial nas ruas, o que contribui diretamente para aumentar a sensação de segurança.
“Juntamente com todo o efetivo administrativo da 8ª RPM, que irá suplementar o policiamento já realizado pelo 6º Batalhão, teremos o emprego de 123 alunos-soldados, nossos discentes do Curso de Formação de Soldados. O efetivo será reforçado em alguns bairros e, principalmente, na área central, onde há maior fluxo de pessoas. A ampliação da nossa presença policial tem como finalidade evitar crimes de forma geral, especialmente os delitos contra o patrimônio neste período de fim de ano”, explicou.
O mês de dezembro registra maior movimentação no comércio por causa das festas de fim de ano e do pagamento do 13º salário, o que aumenta o consumo e a circulação de pessoas em centros comerciais e áreas de grande fluxo. Viagens de férias e comemorações de Natal e Réveillon também contribuem para esse cenário, elevando a movimentação de valores e bens de consumo.
Segundo a PMMG, esse contexto exige reforço nas ações de segurança. Por isso, a Operação Natalina é planejada para intensificar o policiamento ostensivo, prevenir crimes, principalmente contra o patrimônio, e ampliar a sensação de segurança durante o período festivo.








