[the_ad id="288653"]

600 imigrantes de 12 países foram encontrados em dois caminhões no México

401 indivíduos eram naturais da Guatemala, 53 de Honduras, 40 da República Dominicana, 37 de Bangladesh, 27 da Nicarágua, 18 de El Salvador e oito de Cuba

Imigrantes naturais de 12 países estavam entre as 600 pessoas encontradas escondidas na carroceria de dois caminhões no leste do México na sexta-feira (19), a maioria deles oriunda da Guatemala, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) do governo, no sábado (20).

O INM acrescentou que 401 pessoas eram naturais da Guatemala, 53 de Honduras, 40 da República Dominicana, 37 de Bangladesh, 27 da Nicarágua, 18 de El Salvador e oito de Cuba.

Também havia 6 homens naturais de Gana, 4 venezuelanos, 4 equatorianos, 1 indiano e 1 camaronês nos dois reboques descobertos no estado de Veracruz.

O instituto detalhou que 455 imigrantes eram do sexo masculino e 145 do sexo feminino. As pessoas detidas seriam enviadas de volta a seus países de origem ou teriam a chance de regularizar sua presença no México, acrescentou.

A maioria dos imigrantes da América Central e do resto do mundo que entram no México se dirige aos Estados Unidos e alega que busca escapar da pobreza ou da violência em sua terra natal.

Brasileiros e a imigração clandestina

Analisando o fluxo migratório clandestino, o Brasil já é a 6ª nação com o maior número de imigrantes detidos pelas autoridades dos EUA na fronteira sul do país, atrás do México, Honduras, Guatemala, El Salvador e Equador. Lideram a lista países como Nicarágua, Cuba, Colômbia e Venezuela, que, historicamente, enviavam mais imigrantes clandestinos aos EUA.

Avaliando o fluxo registrado em 12 meses, é como se, em média, 156 brasileiros fossem detidos por dia ao tentar acessar os EUA a pé através da fronteira com o México. Em setembro de 2021, um grupo de 140 brasileiros foi flagrado por operadores de câmeras de segurança durante a travessia clandestina. Em seguida, eles se entregaram a agentes da CBP do Setor Yuma e foram imediatamente detidos.

O chefe da CBP do Setor Yuma, Chris T. Clem, postou as imagens das detenções em sua conta pessoal no Twitter e escreveu: “Agentes da Patrulha de Fronteira detiveram um grupo de 140 migrantes brasileiros nesta manhã. Até o momento, neste mês, os agentes se depararam com uma média diária de mais de 600 migrantes, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado”.

O Setor Yuma é responsável por patrulhar o sudeste do Arizona. A jurisdição se estende por 470 mil quilômetros quadrados em uma área entre os estados da Califórnia e Arizona. Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM