TUMIRITINGA – Entre os dias 13 a 19 de maio, Tumiritinga vai se transformar na Capital Mineira do Cinema Infantil. As margens do Rio Doce serão o palco para receber a 3ª edição da Mostra de Cinema Infantil. A princípio, a ideia do projeto é ressignificar o território, por meio da linguagem transformadora do audiovisual.
O evento é aberto ao público, a partir das 17h, em três telões que serão instalados na Praia do Jaó. Durante a semana, os alunos da educação fundamental das escolas municipais da região serão contemplados com sessões especiais. O Cine Tumiritinga é a primeira sala de cinema em pleno funcionamento, totalmente gratuita, em cidade com menos de 10 mil habitantes do Brasil.
“Entendemos que o cinema desempenha um papel fundamental para fortalecer o senso de comunidade, especialmente entre as crianças. Nosso objetivo também é contribuir para a revitalização da cidade pelo cinema e desenvolver uma função de turismo criativo”, ressalta João Michel Ferrabiamo, idealizador e coordenador geral da mostra.
Para este ano, a mostra trouxe novidades na programação. Oficinas, debates, convidados especiais e entre outras surpresas marcarão presença. Contudo a novidade mais surpreendente é a curadoria de destaque para curtas, médias e longas-metragens nacionais, com ênfase em produções de Minas Gerais que se destacam nos grandes festivais do Brasil e do mundo.
Programação familiar
A programação é voltada para toda a família, porém, com um foco especial nas crianças. Lá, os pequenos terão a oportunidade de assistir a uma filmografia que foge da linguagem padronizada e explora produções e enredos maravilhosos do cinema nacional.
Em seguida, no sábado (18), o espaço Palco Cinemático, o público vai receber uma apresentação especial e diferenciada. Desse modo, a organização do projeto preparou um musical em homenagem às grandes produções da Disney e Pixar. Um verdadeiro show que apresentará as principais trilhas sonoras do cinema infantil mundial, dirigido pelo músico e baterista Rafael Canielo.
Apoio à cultura
O projeto “Mostra de Cinema Infantil de Tumiritinga” é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da 3ª Edição do Edital Doce da Fundação Renova, e tem parceria com a prefeitura municipal de Tumiritinga. O projeto é correalizado pela Clariô Criativio e Culture-se e realizado pelo Grupo Cleyde Yaconis, através do programa Casa Cult e do Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução.