Evento contou com a participação de 56 atletas divididos em oito categorias
A segunda edição do Enduro Pico da Ibituruna teve dois dias de provas, que aconteceram no sábado (6) e no domingo (7), em uma pista montada na trilha da Embratel, em frente ao Parque Municipal, no Elvamar. Entre os 56 participantes, pilotos de renome nacional e internacional, como o pentacampeão brasileiro de downhill Bernardo Cruz. Segundo o organizador do evento, Luiz Carlos Barbosa de Sousa Filho, o Luizinho, a competição gerou repercussão nacional e já tem a terceira edição marcada para os dias 28 e 29 de agosto.
Luizinho explica que muita gente que tem canais no Youtube e perfis no Instagram o procuraram para saber mais sobre o evento e edições futuras. “Foi um evento maravilhoso, que repercutiu nacionalmente, e muita gente vem me ligando e entrando em contato, querendo saber se haverá uma nova edição. Canais de Youtube e perfis de Instagram que cobrem eventos de mountain bike se interessaram sobre o próximo evento, que já marcamos para os dias 28 e 29 de agosto. A maioria dos atletas que competiram elogiou a pista, dizendo ser de nível internacional, pelo grau de dificuldade, além da beleza natural do local”, disse.
Segundo Luizinho, apesar de algumas quedas e quebras de bicicletas, nenhum acidente grave aconteceu nos dois dias de provas. Ele destacou a presença de Bernardo Cruz e também de um garoto de 15 anos que ficou no pódio da categoria enduro elite. “Foram provas muito técnicas e que também exigiram muito da força física dos atletas. O evento foi melhor que o esperado e com presenças de nomes marcantes dos cenários nacional e internacional. O Bernardo Cruz, que na última descida a bike dele quebrou a corrente, ainda assim terminou em quarto lugar no Enduro Elite. Esse cara ensinou muita coisa para nós de Valadares e para outros participantes. A gente tem que fazer uma menção honrosa ao Vítor Bicalho, um atleta de 15 anos que é o futuro do Brasil. Ele pegou o quinto lugar do pódio na categoria Enduro Elite e impressionou. Não posso esquecer do apoio da Prefeitura de Valadares, através do secretário de Esporte, Kevin, e do diretor, Anselmo Nunes, que nos ajudaram na realização do evento.”
Bernardo Cruz conta que foi gratificante participar da competição e elogiou a estrutura de todo o evento e também o nível técnico dos participantes. “Foi muito legal participar desse evento e ver o quanto esse esporte na cidade tem evoluído, tanto que o parque do Ibituruna está profissional, tudo com placa, sinalização, e trilhas muito técnicas, além do nível da galera aí, pois tem uma molecada muito humilde e acelerando bem. Fiquei muito feliz pelo convite do Luizinho e posso dizer que, pelos trajetos das trilhas, a competição foi de nível mundial.”
Valadarense bicampeão geral
Diego Campos foi um dos atletas valadarenses que participaram da competição e faturou a categoria downhill e a geral pela segunda vez. Ele elogiou a realização do evento, que mostrou o potencial de Valadares. “Acho de uma importância muito grande para a nossa cidade, por mostrar o nosso pico da Ibituruna e os esportes que são praticados ali para todo o Brasil. Dessa vez tivemos pilotos de nome nacional, além do Bernardo Cruz, que é conhecido mundialmente. O evento aconteceu na trilha da Embratel, com quatro especiais e cada especial com mais de quatro minutos de descidas contra-relógio. Tive o prazer de ser campeão geral e da minha categoria downhill e representar bem a nossa cidade, além de manter o título aqui pela segunda vez. Estou absolutamente satisfeito com o resultado, satisfeito com o que o evento proporcionou. Todos os pilotos saíram encantados com a trilha da Embratel, com o pico da Ibituruna e a receptividade que tiveram em nossa cidade.”
Na cerimônia de premiação, os pilotos que ficaram no pódio foram premiados com troféus e brindes.
Resultados
Enduro Elite
Campeão: Kevin Angelo
Vice-campeão: Dininho Alves
3º lugar: Pedro H. Fialho
4º lugar: Bernardo Cruz
5º lugar: Vítor Bicalho
Downhill geral
Campeão: Diego Campos
Vice-campeão: Gabriel Mansur
3º lugar: Rafael Neto
4º lugar: Diego de Lima
5º lugar Felipe Jose
Enduro
Campeão: Shesley Torezani
Vice-campeão: Walaci Costa
3º lugar: Paulo H. Careca
4º lugar: Jesus Xavier
5º lugar: Gustavo Augusto
Downhill
Campeão: Uanderson Lobi
Vice-campeão: Thiago Batista
3º lugar: Cássio Silva
4º lugar: Alexandre Iunes
5º lugar: Julio Rosado
Enduro sub-15
Campeão: Matheus Arantes
Vice-campeão: Lucas Pereira
3º Lugar: Arthur Fernandes
4º Lugar: Francisco França
5º lugar: Márcio Gomes
E-Bike
Campeão: Flávio de Souza
Vice-campeão: Fábio França
3º lugar: Tales Simões
4º lugar: Alexandre Acypreste
5º lugar: Carlos A. Saldanha
All Concurs
Campeão: Pedro H. Ferreira
Vice-campeão: João Daniel Amorim
3º lugar: Arthur José Bettu
Enduro feminino
Campeã: Joyce Cozer