A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, ontem (26), o Fórum Pop Rua, que tem por objetivo discutir políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua, bem como mostrar a rede integrada de atendimento destinado a esse público.
“Estamos desde o dia 20 [de novembro] realizando panfletagem em espaços importantes do nosso município. Hoje estamos finalizando a campanha com este fórum, que tem como objetivo a discussão das demais políticas públicas, avaliando a situação, a demanda e a necessidade que as pessoas em situação de rua trazem. Não tem como ficar só com a política de assistência social. Precisamos, assim, unir esforços tanto do setor público como também de toda a sociedade”, disse Gisele Rismo, assistente social do Creas.
A realização do fórum deu sequência às ações da Campanha Pop Rua: “Semear Direitos é Colher Cidadania”, que presta a pessoas em situação de rua serviços relacionados à saúde, educação, segurança pública, passagem, parcerias para alimentação, higiene corporal, capacitação profissional, entre outros. Estiveram presentes os representantes da saúde, da educação, da sociedade civil e demais membros da administração pública.
Além disso, a assistente social do Creas destaca que este foi apenas o primeiro evento dedicado à discussão sobre trabalhos em prol da população em situação de rua, deixando um convite aos munícipes de Caratinga.
“Este diálogo não se encerra, ele é permanente. Então quem quiser participar conosco destes próximos momentos que nós teremos, já fica o convite. Estaremos, sempre que possível, socializando, divulgando onde, quando e os objetivos de demais momentos como este, na medida em que forem acontecendo”, pontuou Gisele Rismo.














