[the_ad id="288653"]

1ª Caminhada Janeiro Branco chama atenção para a saúde mental em Valadares

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – Governador Valadares recebe, no dia 24 de janeiro, a 1ª Caminhada Janeiro Branco, iniciativa que busca sensibilizar a população para a importância dos cuidados com a saúde mental. A concentração será na Praça dos Pioneiros, às 9h30, com caminhada pela Avenida Minas Gerais.

Criada há 12 anos, a campanha Janeiro Branco ganhou ainda mais força em 2025 com a criação do Instituto Janeiro Branco, que tem como objetivo mobilizar a sociedade por meio da educação emocional, comunicação estratégica e ações que estimulem diálogos significativos sobre saúde mental. A iniciativa conta com o apoio de voluntários, profissionais e instituições que promovem atividades de conscientização e buscam influenciar políticas públicas.

Em Governador Valadares, o movimento é mobilizado há cerca de dez anos pela psicóloga Walkiria Basilato, que, em 2026, reuniu um grupo de profissionais da área da saúde mental para ampliar as ações de conscientização e dar ainda mais visibilidade ao tema. A proposta do Instituto é que as atividades não se restrinjam a um único dia, mas aconteçam ao longo de todo o mês de janeiro. Neste ano, o tema trabalhado é “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, sustentado por um tripé que envolve cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas. Para fortalecer a mensagem, o grupo utilizará post-its como alertas positivos de autocuidado, incentivando reflexões no dia a dia da população.

“Para este ano, a proposta é trabalhar não apenas no Janeiro Branco, mas de janeiro a janeiro, a saúde mental. Estamos buscando diminuir números tão assustadores que atingem o povo brasileiro, que só perde para o Japão em casos de burnout e afastamentos do trabalho, além de um alto índice de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos”, explica Walkiria Basilato. A campanha nacional do Janeiro Branco se encerra oficialmente no dia 31 de janeiro, com caminhadas em diversas cidades do país. Em Governador Valadares, porém, a mobilização foi antecipada para o dia 24 em função da programação do aniversário do município na Avenida Minas Gerais.

A organização convida profissionais, estudantes e toda a comunidade a participarem da caminhada, vestindo branco, como forma de chamar a atenção da sociedade para a urgência do cuidado com a saúde mental e da promoção de uma cultura de diálogo, acolhimento e prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM