A crise hídrica está afetando cidades no Vale do Jequitinhonha. Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Novo Cruzeiro decretou situação de emergência devido à seca. De acordo com o Decreto 14/2021, o município está há 180 dias sem registro de chuva, gerando o desabastecimento de água nas comunidades rurais e prejudicando o acúmulo de água nos lençóis freáticos, barragens e açudes na região.
Conforme o decreto, as chuvas anteriores ao período de estiagem não foram suficientes para o abastecimento de água nas comunidades rurais e distritos, obrigando o município a decretar situação de emergência.
O nordeste de Minas Gerais está conformado por 55 municípios, organizados nas microrregiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. O Vale é considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como uma das 12 mesorregiões do estado. Novo Cruzeiro é formado pela sede e os distritos de Lufa, Queixada e Lambari. É banhado pelo rio Gravatá e tem uma população de mais de 30 mil habitantes.
Decreto completo neste link.