A viagem tem o intuito de analisar o mercado turístico de Recife para servir como inspiração para projetos locais
Nesta semana a diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, participa de uma missão técnica em Recife, a capital do estado de Pernambuco, com o intuito de analisar o setor turístico do município e utilizá-lo como referência para os projetos locais. A viagem a trabalho começou na última segunda (8) e irá até a próxima sexta-feira (12).
O convite foi feito pela Fundação Renova e Moore Consultoria Internacional aos polos turísticos de Governador Valadares, Mariana, Marliéria e Linhares. Foram selecionados os participantes do grupo de trabalho que tiveram efetividade de atuação e presença nas qualificações e reuniões da Arranjos Produtivos Locais (APL) Turismo.
Segundo a Prefeitura de Valadares, durante a viagem, além das atividades, terão momentos de debate diários e compromissos dos representantes de participarem como painelistas de uma mesa-redonda de turismo a fim de replicar conhecimentos.
Para a diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, o turismo é um sistema que funciona melhor através de redes, direcionando as ações públicas e privadas em prol da força de desenvolvimento sustentável que o setor movimenta em seus 52 setores.
“Nesta missão em Recife, o objetivo maior é compreender como fizeram acontecer o ordenamento da economia do turismo criativo, já temos as riquezas culturais e naturais, vai ser incrível aprender novos caminhos para nosso Destino Turístico Viva Valadares se destacar no cenário internacional, nacional e regional”, afirmou Betinna.
APLs
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social