Hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde. E, por isso, depois de dois anos de pandemia e muita espera pelo imunizante contra o coronavírus (covid-19), é impossível não falar das vacinações. Em Valadares, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a Secretaria de Educação, tem traçado planos para levar não só a vacina contra a covid-19, mas também da gripe e da meningite para bairros carentes da cidade.
As ações são feitas em escolas da cidade e, além dos estudantes, a vacinação também está aberta à comunidade. Nesta sexta-feira (5) foi a vez da Escola Municipal Vereador Hamílton Teodoro, no bairro Jardim do Trevo. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Bruno Costa, cerca de 180 alunos devem receber as vacinas.
“Esta é a 12ª escola que levamos a campanha e, na última semana, de 7h às 15h, chegamos a vacinar 600 pessoas em uma escola, entre alunos e professores. Aqui estamos com a expectativa de vacinar cerca de 180 alunos. A prioridade são as crianças, mas acaba sendo uma forma de captar outras pessoas que não terminaram o ciclo vacinal”, explicou.

Estão sendo ofertadas doses contra covid-19, para crianças a partir de 3 anos, além da gripe e da meningite, para crianças de 11 e 12 anos. De acordo com Bruno, a ação partiu da pouca adesão da vacinação para crianças de 5 a 11 anos. “Esse déficit que levou a prefeitura a realizar as campanhas de vacinação. Outras faixas etárias também acabam sendo captadas, já que estamos nos bairros. Precisamos de ações como essa porque cerca de 80 mil pessoas ainda não concluíram o ciclo vacinal contra o coronavírus”.



Vacinação só com autorização
Em entrevista ao Diário do Rio Doce (DRD), a diretora da escola, Tânia Cristina de Sá, informou que tudo foi organizado com os alunos antes. E para que eles pudessem ser vacinados foi enviado um termo assinado pelo responsável. “Estamos felizes de receber a campanha aqui na escola. Essa é uma parceria importante entre a Secretaria de Educação com a de Saúde. Uma vez que a vacina já tem evitado estados mais graves da doença. Na escola já é conversado com as crianças sobre isso, tanto de modo geral quanto em sala, como na aula de Ciências. E tem dado muito certo, tem surtido efeito”.

Nicolas Miguel de Paiva, de 10 anos, foi um dos alunos da Escola Vereador Hamílton Teodoro que se vacinou. “Hoje eu tomei a vacina da gripe, que era a única que faltava. Eu já tomei a primeira da covid-19 e agora falta a segunda”, disse ele.



Vacinação neste sábado (6)
As ações de vacinação continuam neste sábado, no GV Shopping. A vacinação acontecerá das 13h às 18h, com doses contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), para pessoas acima de 3 anos; gripe (pessoas acima de 6 meses); e Meningo C, para os trabalhadores de saúde. Segundo a prefeitura de Valadares, é importante destacar que as doses contra a covid-19 continuam sendo aplicadas de acordo com as orientações e prazos (intervalo entre as doses) determinados pelo Ministério da Saúde.