A Universidade ficou entre as três melhores práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Vida, realizado em parceria com a AscanavI, em Governador Valadares
A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) foi premiada pela Rede Estratégia ODS, na categoria “Academia”, entre as três melhores práticas alinhadas aos ODS, com o Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Vida, realizado em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Natureza Viva (AscanaI), em Governador Valadares.
O Prêmio Estratégia ODS tem como finalidade reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas desenvolvidas pelas diversas categorias filiadas à Rede Estratégia ODS, com foco na implementação da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; bem como contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na sua implementação e disseminação.
Critérios e premiação
No processo de avaliação foram considerados os seguintes critérios: resultados gerados; participação do beneficiários; replicabilidade, existência de parcerias; convergência com políticas públicas vigentes e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 7 de junho, em São Paulo.

O coordenador do Projeto Rede Solidária, Thiago Santos, falou sobre premiação: “Esse prêmio é fruto do nosso empenho, do nosso trabalho enquanto Universidade, mas também da própria AscanavI, nesse trabalho que ela desenvolve há vinte anos. É fruto da parceria da Univale com a AscanavI. Nós fomos premiados pela Rede Estratégia ODS, por estarmos alinhados aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.
Thiago também falou sobre o Programa de Extensão Rede Solidária e dos benefícios do mesmo para os catadores. “O programa de extensão em educação ambiental, que começou em 2017, tem como o objetivo contribuir para o fortalecimento da coleta seletiva na cidade e com a visibilidade da associação, fortalecendo a imagem da AscanavI. E um outro objetivo é cuidar da saúde dos catadores. Além de terem oportunidade de formação para o trabalho, de formação para a saúde, eles também são atendidos por dentistas, fisioterapeutas, médicos, e por enfermeiros que ajudam no trabalho de promoção da saúde”, explicou.

Parceria
A vice-coordenadora da AscanavI, Valéria Pereira, comentou sobre a parceria da Univale com a associação, e da felicidade em receber o prêmio. “É muito importante a nossa parceria com a Univale. Tem vinte anos que a Univale anda de mãos dadas com a gente. A Univale traz muitos recursos bons aqui para a gente; cursos, ginástica, dentistas, consultas, então é muito bom mesmo. Foi muito gratificante ter segurado o prêmio junto com o Thiago, e sabido que a Univale ganhou através de nós. Foi uma honra muito grande mesmo”, afirmou.

“Participar desse tipo de trabalho tem uma importância muito grande, porque me abriu os olhos profissionais que eu nem imaginava ter. Esse convívio com o pessoal aqui, me fez crescer muito, o meu olhar ficou diferente, é muito bom. O trabalho com as pessoas aqui na AscanavI tem que ser com muito carinho e amor, porque eles são carentes. Toda vez que a gente vem aqui, eles reclamam do tratamento do pessoal lá de fora. Então, nós aqui nos tornamos grande família, grandes amigos, a gente fica muito próximo mesmo”, afirmou a estudante Karolayne Belizário, aluna do curso de fisioterapia da Univale, que participa dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade na junto a associação.