O vereador Waldecy Barcellos (PSDB) foi afastado da Câmara de Governador Valadares após ter sido preso preventivamente na sexta-feira (11), em operação de combate a crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Primeiro suplente na chapa que elegeu Waldecy em 2016, o delegado Saulo Mansur aguarda definição sobre a convocação para a posse, durante o afastamento do titular.
Waldecy Barcelos foi eleito pelo PP na eleição passada, mas em 2020 migrou para o PSDB. Saulo Mansur, que também concorreu a vereador pelo PP em 2016, foi outro a trocar a antiga sigla pelos tucanos. Por ter mudado de partido, o suplente tem dúvidas se herdará a vaga, ou se a cadeira na Câmara Municipal ficará com alguém que tenha permanecido no PP.
“Em 2016 fui candidato por um partido e hoje estou filiado a outro. Essa mudança partidária pode ser que interfira na ordem de suplência. Portanto, será prudente aguardar um posicionamento da Justiça Eleitoral e da Câmara Municipal a esse respeito. Não recebi notificação sobre o assunto”, comentou Mansur.
Procurado pelo DRD, o presidente da Câmara, Júlio Avelar (PV), informou que aguarda orientações da Justiça Eleitoral para dar posse ao suplente que tiver direito à vaga. “Enviamos ofício ao juiz eleitoral para ele informar qual é o legal e verdadeiro suplente do vereador”, disse o presidente do Legislativo.