[the_ad id="288653"]

Sua empresa ou local de trabalho tem qual temperamento: melancólico, sanguíneo, colérico ou fleumático?

Dileymárcio de Carvalho (*)

O temperamento revela nossas características, tendências emocionais, humor e personalidade e em empresas o componente “temperamento” não é diferente. Falo sempre sobre o Perfil Psicológico das empresas, então veja um pouco: As empresas têm atitudes que também falam de seus temperamentos.

E que tal fazer esse exercício olhando o temperamento de algumas empresas de mídia? Veja como o que chamamos de “personalidade da empresa” tem ligação direta com suas posturas, sua forma de agir. Ou melhor: seus temperamentos.

Os melancólicos: têm a sensibilidade muito aflorada, mas são profundos, detalhistas. O Facebook garante aos melancólicos a ideia de um espaço infinito para suas exposições que não fariam em outros espaços. Mas não subestime a empresa Facebook, o seu posicionamento melancólico é uma construção definida como modelo do negócio.

É do Twitter, ou das pessoas? Nos Sanguíneos, a impulsividade e o tiro direto certeiro com as palavras revelam um pouco desse temperamento forte, mas também muito estrategista. Pense num político, por exemplo, que se “mostra” só pelo Twitter?

O Instagram pode ser de uma só vez:explosivo, ambicioso e dominador. E aliado a isso não esconde seu egocentrismo, intolerância e impaciência. Quem é Colérico, será que a empresa também é?

Fleumático, o Google virou referência para quem está em descontrole total por falta de informação. Ele é o escape para quem precisa avaliar uma situação antes de reagir.

Aqui, vale pensar: a empresa tem um temperamento ou potencializa os temperamentos? Trabalhar em um local conhecendo o temperamento predominante é entender como a cultura organizacional definiu a forma de agir da empresa. E é isso mesmo: elas têm uma personalidade própria.

Agora, consegue pensar e identificar o perfil do temperamento da sua empresa, ou do local onde você trabalha? Nas minhas redes sociais tenho uma série de vídeos sobre o tema. Só procurar @dileycarvalho.


DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- Psicólogo Clínico Comportamental. CRP: 04/49821
E-MAIL: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Conhecendo mais sobre as femtechs

🔊 Clique e ouça a notícia Igor Torrente (*) Por muito tempo, pesquisas e inovações tecnológicas ignoraram as diferenças de gênero, resultando em soluções que não se ajustavam completamente às

Recheio de infância

🔊 Clique e ouça a notícia por ULISSES VASCONCELLOS (*) Casa da avó. Início dos anos 90. Férias de janeiro. Calorzão. Um tanto de primos crianças e pré-adolescentes cheios de

Um olhar para os desiguais

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Salvo entendimentos outros próprios dos dias atuais, vivemos em um país civilizado em que vigora o Estado Democrático de Direito

Alegria de viver

🔊 Clique e ouça a notícia por Coronel Celton Godinho (*) Vivemos em um mundo emaranhado de conflitos entre nações, entre indivíduos. Já há algum tempo, venho observando as relações