Semana do Professor e da Criança!

Semana de fé com as comemorações do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Semana de reflexão!

Aos professores, meu sentimento de gratidão. Muito do que sou, devo à vocês que me ensinaram conteúdos, valores e a ser um cidadão de bem. Muitos de vocês, nem sei por onde andam, mas saibam que marcaram minha existência. Meu amor pela Educação vem de vocês que sempre acolheram a mim e à minha família. Ana Scárdua, Nina, Alda Gomes, Marlene Alves, Márcia, Geane, Aparecida, Marta, Fátima, Obenici, Sandra, Quintão, Rosilene de Melo, Raquel, Ana, Liélia, Vera, Jade, Marília, Lenin Piasarolo, Xavier, Katia, Elaine, Angelina, Marise e tantos outros que passaram pela minha vida. Muito obrigado! Feliz Todo Dia do Professor!

Às crianças, meu desejo que vivam cada dia da infância de vocês com muita alegria. Mas não se esqueçam de serem obedientes, bons alunos e a gostarem de leitura. Vocês são o futuro da nossa nação.

Aos Católicos, que nessa semana de fé, nossos irmãos renovem a esperança de dias melhores e estejam mais próximos de Deus. Aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que façam suas orações, buscando do alto a força para seguirmos nossa caminhada. Apesar das dificuldades que vivemos esse ano, contamos diariamente com a bênção e o cuidado do Pai!

Minha homenagem aos Católicos, em nome da Márcia Helena, empresária, mãe, esposa e uma grande amiga. Ela é devota de Nossa Senhora Aparecida e uma pessoa de muita estima e admiração.

Bodas de Ametista

Os pais da nossa querida amiga Simone Claudino, comemoraram 55 anos de casados essa semana.

Ao completar bodas de ametista (um dos cristais mais famosos, conhecido por elevar a espiritualidade e proteger contra energias negativas), desejamos muitas felicidades ao casal, desejando que a bênção de Deus esteja sempre com eles, concedendo mais harmonia, amor, saúde e união.

Parabéns aos seus pais, Simone. Leve ao senhor Carmones Oliveira e à senhora Arletty Claudino de Oliveira o abraço da equipe do Diário do Rio Doce.

#Feriadou

Mal “sextou” e a Ananda Moura já estava de malas prontas para alguns dias de descanso. Ela é empresária da Furta Cor e Coordenadora dos Sindicatos da Indústria e, como boa mineira, foi curtir o feriado prolongado de frente ao mar. Bom descanso minha querida. Aproveite e renove as energias.

Valadares retornou desde ontem, no plano Minas Consciente, para a onda amarela. Espia se estávamos preparados para a onda verde?

O que eu percebo é que ainda falta muito respeito e empatia dos cidadãos, que insistem em lotar os locais sem, sequer, usar uma máscara. Muito triste olhar à nossa volta e ver que as pessoas ainda não se sensibilizaram com a importância do combate à Covid-19, mesmo diante de tantas perdas de amigos, familiares ou conhecidos.

Espero que o retorno do feriado prolongado não possa trazer mais notícias tristes e elevar o número de casos na cidade. Está passeando? Então, se cuide!

Meu Professor João Marcos

Em homenagem ao Dia do Professor, quero agradecer a esse amigo que tornou meus dias muito melhores durante a graduação. João Marcos, sempre foi muito inteligente, criativo e muito paciente (principalmente comigo) durante as aulas de Desenho de Observação e Modelo Vivo.

Pensa em um ser humano do coração e sensibilidade gigantes. João Marcos é daqueles professores que a gente nem quer que a aula termine. Na semana do Professor, quero dizer sobre a importância que você tem na minha vida, me ensinando com seu jeito simples, a ser um ser humano melhor. Obrigado professor, pelo carinho e atenção que sempre teve comigo e tem com os que estão à sua volta.

João Marcos Parreira Mendonça é professor e roteirista de quadrinhos. É mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e trabalha como roteirista da Maurício de Sousa Produções e como chargista do jornal Diário do Aço, de Ipatinga. É também criador da webcomics "Mendelévio e Telúria" e ganhou o Troféu HQ Mix em 2007 por sua Dissertação de Mestrado.

Nas últimas semanas fez uma homenagem ao Quino, criador da Mafalda (menina Mafalda) preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo) pelo seu falecimento.

Hoje minha gratidão e carinho vão para minha primeira Diretora Escolar e meu primeiro exemplo de educadora: “dona” Marly Alves (a gente aprendeu a chamá-la assim).

Marly era daquelas gestoras firmes, mas muito carinhosa com os alunos. Foi diretora da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias (no SIR), onde estudei do Pré (educação infantil) à 8ª série (não tinha o Ensino Médio na época). Era uma escola simples, sem muro, mas não se ouvia dizer que os alunos fugiam das aulas.

Sempre presente na escola, a diretora era presente também na vida dos alunos. Se percebia alguma coisa “saindo dos trilhos” chamava os pais, conversava e era firme em suas decisões.

Minha família se tornou muito amiga dela e da sua família. Não foram poucas as vezes que a “dona” Marly orientava a mãe quanto aos nossos estudos. Que saudade desse tempo.

A senhora é minha inspiração na gestão educacional. Sempre aplicou os recursos de forma correta e nunca deixou faltar nada para os alunos (e ainda tinha chocolate na Páscoa e iogurte e pão com molho no dia das crianças). Ahhh que saudade!

Obrigado por marcar minha vida e me inspirar a trilhar o caminho da educação. Muito do que sou devo à senhora e à dona Marlene Alves (sua irmã) que me ensinaram valores e conteúdos que trago pra vida toda. Amo vocês!

Quer contribuir com suas histórias, registros, fatos e fotos? Manda pra gente.

(33) 99963.4512

neriojunior@gmail.com

Insta: @nerio.junior - Facebook: neriojunior

Dia de Graça

No próximo dia 15, se estivesse entre nós, Maria das Graças de Oliveira Cunha, faria 71 anos de vida.

Muito conhecida na cidade, Graça revolucionou o cenário da música erudita de Valadares.

Formada em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, Graça fundou o Conservatório Art-Musical aqui na cidade, formando dezenas de músicos. Foi idealizadora do Concurso Nacional de Piano e da Série Concertos aqui em Valadares. Nomes como Arnaldo Cohen, Miguel Proença, Mickael Uhde, Miguel Rosselini e Celina Czevinsk fizeram parte dos eventos na cidade.

Batalhadora, determinada, mãe de 4 filhos (Augusto, Fabiana, Rodrigo e Frederico), sua maior luta foi em busca de elevar o nível cultural da cidade, por meio da difusão da música erudita. Na época, a cidade era a única cidade do Brasil, com menos de 500 mil habitantes, a ter um Concurso de Piano autorizado pelo Ministério da Cultura.

Em 1997 iniciou uma campanha (projeto 88 teclas) para arrecadar fundos para aquisição do piano de cauda para Valadares, vendendo simbolicamente as teclas do piano, que se encontra no interior do Teatro Atiaia. Leandro Simões, Maurício Cancilieri, Carlo Arruda, Cristiana e Myrian Aubin, Mirna e Aline Azevedo, Renata Cassini e tantos outros foram seus alunos e que, até hoje, lembram dela com muito carinho e emoção. Ela inspirou, inclusive, muitos deles a seguirem a carreira de músicos.

Maristela Aubin, um ano depois do falecimento da Graça, também escreveu uma linda homenagem à amiga e, em alguns trechos disse: “sua característica de envolvimento pessoal, desenvolveu talentos em ex-alunos que hoje dão continuidade à sua sensibilidade”.... “por toda a vida musical e também pelo exemplo humano de fé e perseverança que ela nos deixou como suporte, nossa cidade louva essa valiosa mulher que valorizou sua história”.

Queremos reconhecer a história e a trajetória da Graça, estendendo aos seus filhos que perpetuam sua história, nossa gratidão, carinho e respeito. Que vocês vivam na alma, a “graça” de serem filhos de uma mulher, cheia de fé, de esperança e, claro, “cheia de Graça”!

Parabéns, Flávio Roscoe

E quem comemora mais um ano de vida amanhã, no feriadão, é o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Homem de visão, competente e muito inteligente, tem revolucionado a atuação da entidade em Minas Gerais, expandindo as boas práticas para outros estados. Durante a pandemia, esteve à frente de diversos pleitos em prol da indústria, apresentando aos governos Estadual e Federal, diversas soluções que beneficiassem aos empresários e aos trabalhadores.

Parabéns presidente Flávio Roscoe. Pedimos a Deus que continue lhe concedendo sabedoria, saúde e forças para superar todos os desafios. O senhor é uma inspiração para todos nós. Muitas felicidades!

Bday Juliana Galdino

Quem soprou as velinhas essa semana também foi a Ju Galdino. Quem a conhece, sabe da sua história de superação e o quanto trabalha, é dedicada e muito amiga. Juliana é daquelas “pau para toda obra” e está sempre à disposição para servir. Trabalho com ela desde 2016 e nunca a vi parada no serviço (não para mesmo). Tem um coração enorme e uma alma leve. Parabéns minha amiga. Que Deus te abençoe poderosamente. Que você viva, dia a dia, os milagres do Senhor. Um beijo para você e sua família!

Matheus faz 21!

Essa semana quem celebrou a vida foi o meu querido Matheus Alexandrino (filho da Ludmilla). Sua mãe fez uma homenagem emocionante nas redes sociais, contando que ele nasceu tranquilo, como é até hoje, em um fim de tarde quente! Eu o conheci bem pequeno e sempre foi um garoto especial e atencioso. Parabéns Matheus! Que Deus abençoe você e que você seja muito feliz. Continue sendo esse bom filho, além de especial e carinhoso com sua mãe, que é uma pessoa que gostamos “de veras”.

Felicidades!

Carol de Casa Nova

Quem está inovando na sua área de atuação é a mais nova empreendedora, Carol Faria, que acaba de criar o espaço Criar e Crescer. Carol é pedagoga com especialização em psicopedagogia e em breve graduará em psicologia. Em seu espaço de atendimento, ela realiza avaliação cognitiva de aprendizagem, aulas infantis especializadas, alfabetização multissensorial, além de oficinas de emoções e muito mais. Quer saber mais? Entre em contato com a Carol: (33) 99915.0029 e visite o Insta: criarecrescergv

Por onde anda
Maurício Cancilieri?

Valadarense de corpo, alma e coração, desde 2013 Maurício Cancilieri deixou a tela da Inter TV dos Vales (afiliada da Rede Globo) para trabalhar na Deutsche Welle (DW), na Alemanha. Atualmente é responsável pela Edição, apresentação e reportagens para o programa Futurando da DW Brasil.

Desejamos muito sucesso a você que leva, de forma responsável, competente e marcante, o nome de Valadares para fora do país. Você é uma inspiração para muitos jornalistas, além de carregar a fama de bom filho e irmão, amigo e dono de um coração enorme e uma alma boa e leve. Você é sensacional e vai longe. Parabéns pela sua trajetória brilhante.