O Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) realizou manifestações em frente à Prefeitura e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nesta quinta-feira (8), pedindo que o Município responda à pauta de reivindicações apresentada ao prefeito André Merlo (PSDB) em fevereiro. Em nota, o Município afirmou que “a continuidade do diálogo estará sempre atrelada à legalidade de sua representação, dentro do próprio regimento sindical”.
Eleita em fevereiro para presidir o Sinsem, Sandra Perpétuo esteve na manifestação em frente à Prefeitura nesta tarde. Ela afirma que as reivindicações dos servidores estão sendo ignoradas pela administração.
“Eu protocolei outro ofício, solicitando respostas ao que eu havia apresentado em fevereiro, e ele não respondeu. Em tese, essa gestão tem nos ignorado, não está atendendo o sindicato, e o sindicato recebe as demandas do servidor o tempo todo. Nós precisamos que o governo nos escute. Esse manifesto, em síntese, é: se o prefeito não está escutando o sindicato da sala dele, nós vamos fazer nossa voz ser ouvida nas ruas”, afirmou Sandra.
Entre as reivindicações da categoria estão a correção inflacionária dos salários, abono para servidores atuando na linha de frente contra a covid-19 e afastamento de servidores em grupo de risco até que sejam vacinados. Nesta semana faleceu um membro da diretoria do Sinsem e servidor do Saae, Antônio Cordeiro, vítima da covid-19, e Sandra avalia que ele deveria estar afastado de suas funções, o que não ocorreu.
A presidente do Sinsem contesta a alegação do Município de que a atual diretoria não está legalmente constituída para representar os servidores em negociação. “São no mínimo 15 dias úteis para análise da ata das eleições e mais 15 dias úteis para registro. Isso está em processo tramitando devidamente no cartório. Esta diretoria foi eleita pelos servidores municipais”, declarou.
O que diz o Município
Em nota endereçada aos servidores municipais e à comunidade valadarense, a Prefeitura afirma que a relação com o funcionalismo permanecerá pautada no respeito, na legalidade e na coerência. “De forma que, tão logo a diretoria do Sinsem esteja legalmente constituída, amparada por instrumento jurídico, a administração estará pronta para retomar sua prática de diálogo”, diz um trecho da nota.
Segundo a Prefeitura, o prefeito André Merlo entende que o respeito aos servidores é fundamental para o bom andamento da máquina pública e prestação de serviços eficientes aos cidadãos. “Ao longo dos últimos anos, [o prefeito] trabalhou muito pela valorização do funcionalismo, promovendo melhores condições de trabalho, concedendo reajustes anuais dentro da capacidade financeira do município, ampliando a atuação da Casa do Servidor e atendendo a reivindicações históricas, como o pagamento do Piso Nacional dos Professores”, declarou o Município.