Eleitores valadarenses que ainda não fizeram o cadastramento biométrico só têm mais esta sexta-feira, dia 6, para realizar o procedimento, que é obrigatório para quem vota no município. Com pouco mais de 170 mil eleitores já recadastrados, a tendência é que Governador Valadares perca a possibilidade de ter dois turnos na eleição municipal.
O procedimento está sendo realizado em dois endereços do Cartório Eleitoral na avenida Minas Gerais, ambos entre o Mergulhão e a esquina com a rua Sete de Setembro. O atendimento pode ser agendado por telefone, ligando para o número 148, ou no endereço eletrônico do TRE-MG.
Para realizar o cadastramento, o eleitor deve levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e, preferencialmente, o título de eleitor.
Segundo turno
Os dados mais recentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), atualizados com eleitores atendidos até a quarta-feira (4), são de que Valadares possui pouco mais de 170 mil eleitores biometrizados – número razoavelmente inferior aos 200 mil necessários para ser um município com possibilidade de segundo turno na eleição para prefeito.
Ao longo desta semana, a última para realizar o procedimento, eram grandes as filas de eleitores que compareceram ao Cartório Eleitoral. No entanto, conforme o chefe do cartório da 119ª Zona Eleitoral, Rubens Vieira, a Justiça Eleitoral tem capacidade de atender cerca de 1200 eleitores por dia.
O número final de pessoas aptas ao voto na eleição de outubro, explica Rubens Vieira, só será conhecido em maio. Dessa forma, o chefe de cartório é cauteloso ao comentar a possibilidade de Valadares perder a condição de município com dois turnos na eleição para prefeito.
“Só vamos saber o eleitorado definitivo em meados de maio. Ainda é cedo para dizer. Faltam dois meses para o fim do prazo de alistamento, transferências e regularizações”, disse.
Conforme o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 6 de maio é a data limite para quem precisa regularizar sua situação.
“Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências”, afirma o TSE, por meio de nota.