Rede Municipal de Saúde passa a contar com novo tomógrafo

A administração municipal vem demostrando que a saúde é prioridade. E não tem medido esforços para ampliar, descentralizar e modernizar a rede assistencial de saúde de Valadares, trabalhando para que a população tenha atendimento cada vez mais qualificado e humanizado. E graças a todo esse empenho, a rede municipal de saúde da cidade conta agora com um novo tomógrafo.

O Município foi um dos oito do Brasil a conquistarem o equipamento, que tem tecnologia de ponta no que se refere ao diagnóstico de imagens. Trata-se de um aparelho de tomografia ,computadorizada fabricado por uma empresa reconhecida internacionalmente e líder em inovação no segmento, o “Somatom go UP”.

O equipamento foi comprado com recursos do governo do Japão e doado ao Brasil, sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Saúde. A aquisição foi feita através do UNOPS, escritório da ONU especializado em gestão de projetos e compras sustentáveis.

“Quando o Ministério da Saúde indicou um processo para disponibilização de tomógrafos para todo o Brasil, imediatamente fomos atrás para conseguir um para nossa cidade. Saber que conseguimos um tomógrafo de grande qualidade, o melhor da cidade, e instalar ele em tempo recorde mostra a dedicação e engajamento de toda equipe para esse grande benefício para nossa população. Estamos radiantes! ”, comemora Caroline Sangalli.

Este é o segundo tomógrafo instalado no Hospital Municipal (HM) nesta gestão. O primeiro foi inaugurado em 2018, mais de dois anos depois de ficar encaixotado nos corredores do HM. Com ele, a gestão municipal atendeu a uma antiga reivindicação da população. “Este novo tomógrafo representa um ganho para a população de Valadares e região, além de ser um marco para a história da cidade. Com ele, os atendimentos e diagnósticos serão mais rápidos e os pacientes atendidos com excelência”, enfatizou o prefeito André Merlo, lembrando que, mesmo após a pandemia, o aparelho vai ajudar a salvar muitas vidas.

Tomógrafo

Os aparelhos, que estão sendo instalados em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, contam com novos recursos para análise de imagem com muito mais precisão, qualidade e resolução e são fundamentais para o diagnóstico de complicações relacionadas à covid-19.

E mais: tanto o paciente quanto a equipe médica ficam menos tempo expostos à radiação, o que torna o procedimento muito mais seguro; o operador pode permanecer por mais tempo ao lado do paciente durante exames mais completos; maior resistência; facilidade de acesso; exames em tempo reduzido (em um segundo capta 384 imagens); imagens mais nítidas, que oferecem mais segurança no diagnóstico, aumentando a segurança do paciente; e acessibilidade para todos os perfis de pacientes: idosos, politraumatizados, doentes pediátricos; com frequências cardíacas elevadas ou irregulares; obesos ou com limitação de movimentação.

O processo de instalação do novo tomógrafo foi feito em três etapas: instalação mecânica e elétrica, calibração e treinamento da equipe. Informações SECOM/PMGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM