A proposta visa evitar que detritos cheguem às galerias pluviais; equipamento de baixo custo promete facilitar a limpeza e combater alagamentos.
Os novos empreendimentos imobiliários em Ipatinga deverão ser equipados com bueiros ecológicos, dispositivos que evitam a chegada de resíduos sólidos até as galerias de águas pluviais. É o que prevê o Projeto de Lei nº 103/22, do vereador Ney Professor (PTC), que deverá passar por análise das comissões da Câmara antes de ser votado pelo plenário.
O vereador explica que o bueiro ecológico possui uma grade que impede que detritos jogados ou levados pela água da chuva desçam. O parlamentar acredita que a medida pode mitigar os problemas causados por alagamentos durante o período de chuvas. “Todos sabem que os bueiros não suportam o correto escoamento das águas pluviais, devido a enorme quantidade de lixo. O novo equipamento capta o lixo, mas deixa a água passar graças aos furos na lateral e no fundo”, disse.
Ney também ressalta que a limpeza manual, como ocorre nos dias atuais, além de não eficiente ainda coloca os trabalhadores em situação de risco pelo acúmulo de todo tipo de lixo. “Entendo que a medida pode ser estendida aos bueiros já existentes, mediante projetos e planejamento do Poder Público, a exemplo de contrapartidas de empreendedores, sem custos ao município. Com isso, a limpeza dos bueiros será feita de maneira mais rápida, bastando apenas a retirada desta grade, que é feita de plástico. Trata-se, portanto, de uma alternativa sustentável, de fácil aplicação e com benefícios extremamente positivos”, afirmou.
Diversas cidades já adotaram a ideia com sucesso, reduzindo pontos de alagamento e a poluição de rios e galerias de águas pluviais.
Com informações da Câmara Municipal de Ipatinga.