GOVERNADOR VALADARES – Teve início na manhã desta segunda-feira (6) o projeto “Agropecuária na Escola”, realizado durante a ExpoAgro GV 2026. A iniciativa educativa, coordenada pela União Ruralista Rio Doce Mulher (URRD Mulher), deve reunir cerca de 3 mil estudantes ao longo de quatro dias de programação, com a participação de crianças de 7 a 10 anos das redes pública e privada em uma imersão lúdica no agronegócio.
A primeira turma participou da excursão cultural temática monitorada no período das 8h às 12h. Já a segunda turma realiza as atividades no turno da tarde, das 13h30 às 17h. A programação segue também na terça-feira (7), na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), sempre nos mesmos horários.
Neste ano, a ação completa 15 anos e mantém o formato interativo. Logo no primeiro momento, os estudantes participaram de atividades com personagens que interagiram com o público infantil e apresentaram, de forma lúdica, temas ligados ao universo agro.
Em seguida, a excursão cultural guiada percorreu diferentes espaços do Parque de Exposições José Tavares Pereira, que conta com estações temáticas distribuídas pelo parque. Em cada parada, os alunos conheceram práticas como sustentabilidade, manejo responsável, tecnologia no agro e o cotidiano dos produtores rurais.
Entre os destaques, a visita à Fazendinha da União chamou atenção ao apresentar tecnologias aplicadas ao campo, como automação e uso de inteligência artificial (IA). Nesta edição, a organização apresentou um sistema de automação de irrigação por comando de voz, reforçando o avanço tecnológico no setor agropecuário.
O espaço ainda incluiu a observação de mini animais, o que ampliou a experiência educativa dos participantes.




A presidente da União Ruralista Rio Doce Mulher e coordenadora do projeto, Juliane Brasileiro, destacou o objetivo da iniciativa:
“O projeto Agropecuária na Escola tem como finalidade aproximar o campo da cidade e gerar essa conexão. A gente traz essas crianças aqui para uma verdadeira imersão com o agro, pensando no nosso futuro. São essas crianças que estarão ocupando profissões que envolvem o agronegócio, lugares de liderança e de destaque, e mostrar para elas que o campo gera renda, gera desenvolvimento e vai precisar delas no futuro. Com muita tecnologia e inovação, que é essa proposta e a finalidade do projeto Agropecuária 2026, mostrar para essas crianças que a tecnologia chegou no campo e que, por meio da automação e de toda a tecnologia, conseguimos produzir de maneira sustentável e com responsabilidade”, disse.
Projeto Agropecuária na Escola
Coordenado pela URRD Mulher, o projeto reforça o compromisso da União Ruralista Rio Doce com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios futuros. A proposta do projeto busca aproximar o conhecimento técnico-científico do público infantil de forma acessível, destacando a importância da produção rural para a economia e para a segurança alimentar global.
A proposta também evidencia o olhar feminino dentro do setor, com ações que integram educação, inclusão e responsabilidade socioambiental.
Além disso, a iniciativa vai além da visitação e busca estimular novas percepções sobre o campo, reduzindo estereótipos e evidenciando oportunidades profissionais no agronegócio.







