Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do comércio varejista. Mas por causa do número crescente de casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), o comércio de Valadares fechou as portas, o que, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), prejudicará as vendas neste Dia dos Pais.
Sob o mesmo ponto de vista o comerciante Junivaldo Dias de Freitas, dono de uma loja de materiais esportivos na Avenida JK: “Nós calculamos que estamos tendo um prejuízo de cerca de 60% ou 70% com o fechamento do comércio e, isso, prejudicou bastante as nossas vendas para este Dia dos Pais. Entendemos que precisamos respeitar a decisão das autoridades, já que este vírus não está para brincadeira”, contou.


Assim como Junivaldo, Thiago Freitas, sócio e proprietário de uma loja de roupas masculinas, disse que saíra no prejuízo. “Este fechamento, com certeza, trouxe muito prejuízo para o comércio, principalmente, no meu setor, que é de roupa e acessório masculino. Estou estimando uma queda de 50% também para este mês. No mês passado, além de não ter acontecido a Expoagro, que movimenta nossa cidade, nos sábados não pude abrir, acarretando uma queda de 50%. E, infelizmente, este mês estamos caminhando para esta mesma queda”.
Entretanto, neste momento de pandemia, as redes sociais acabaram sendo uma saída para muitos lojistas que, por meio de divulgações, tentam contornar esta situação. Saída que tem dado certo para Junivaldo, que conseguiu aumentar bastante suas vendas on-line, desde que se viu na necessidade de utilizar estas ferramentas para alcançar o público.
“Nós estamos trabalhando com as redes sociais para tentar driblar esta situação, fazendo divulgações pelo Facebook, Instagram e vendendo pelo Whatsapp. Hoje estamos bem adaptados com as vendas on-line e conseguimos fazer 80% das nossas vendas”, contou o empresário.
Casos confirmados na cidade
Segundo dados da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, os casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) são de 4.760, com 162 óbitos.