[the_ad id="288653"]

Prefeitura orienta motoristas de Valadares sobre pagamento de multas; veja o passo a passo

Prefeitura orienta motoristas de Valadares sobre pagamento de multas; veja o passo a passo
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares tem reforçado as orientações aos motoristas sobre como regularizar infrações. A principal dica é simples, mas faz toda a diferença: pagar a multa diretamente pelo site do Sistema de Gestão de Multas – RADAR, administrado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), e não pelo site do Detran-MG.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), essa escolha pode evitar atrasos na baixa da infração no sistema, o que muitas vezes atrapalha a liberação de veículos apreendidos ou impede a renovação de documentos.

PIX agiliza baixa em segundos

De acordo com o diretor do Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV), Messias Rocha, quem opta por pagar a multa via PIX diretamente no sistema SERPRO tem a baixa registrada em até 15 segundos, graças à ausência de intermediários no processo. Já os motoristas que escolhem pagar por bancos digitais podem ter que esperar até 30 dias para que o pagamento seja processado e baixado no sistema nacional de infrações (RENAINF).

“Essa demora acontece porque os bancos digitais precisam se comunicar com os bancos autorizados a receber essas multas, como o Banco do Brasil e o Itaú, antes de repassar a informação para o sistema”, explicou Messias Rocha.

Multas com desconto e novos editais de notificação

Além das orientações sobre o pagamento, a Prefeitura também publicou recentemente dois editais de notificação de penalidade por infração de trânsito, que estão disponíveis no Diário Oficial do Município.

O Município deu o prazo, no primeiro edital, até o dia 30 de junho para que os proprietários de 166 veículos possam interpor recurso perante a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) ou realizar o pagamento da multa, até a data do vencimento expressa na notificação, por 80% do valor. Já o segundo edital, concede aos proprietários de 71 veículos o prazo até o dia 21 de julho, para interpor recurso ou realizar o pagamento da multa com desconto.

A segunda via das notificações pode ser emitida diretamente pelo site do SERPRO (https://radar.serpro.gov.br/main.html#/cidadao), com a possibilidade de pagamento via boleto ou PIX.

SNE: até 40% de desconto nas multas

Outro recurso que facilita a vida dos motoristas é o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Por meio dele, é possível quitar infrações com até 40% de desconto, além de consultar e acompanhar multas de forma digital.

O que fazer em caso de demora na baixa da infração?

Se mesmo após o pagamento a multa não for baixada no sistema, a orientação é procurar a Ouvidoria do Município ou entrar em contato diretamente com o Departamento de Trânsito, pelo telefone (33) 3221-7496, apresentando o boleto e o comprovante de pagamento. Caso o valor já esteja na conta do Município, a baixa poderá ser feita manualmente.

Atenção: multa não paga pode trazer consequências

Vale lembrar que, segundo o CTB, o não pagamento das multas pode resultar em suspensão ou até cassação da carteira de habilitação. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e seguir as orientações da Prefeitura para evitar transtornos.

Comments 3

  1. Adalcir Alves says:

    Muito boa

  2. Luiz Pereira says:

    Maior empresa de Valadares.

  3. José Roberto says:

    Acho um apisurdo com o sistema Q já tem hoje a interligação do estado com a prefeitura teria Q ser em 3 menutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM