O prefeito de Aricanduva, Valdeir Coimbra (Republicanos), emitiu decreto que autoriza o retorno das aulas presenciais em escolas públicas e privadas do município, com capacidade integral dos alunos, mas com possibilidade de os pais optarem pela permanência em ensino remoto – a Prefeitura deverá garantir as condições para os alunos continuarem acompanhando as aulas em suas casas. O início oficial da volta às aulas presenciais está marcado para o dia 26 de outubro.
Ao emitir o Decreto 61/2021, o prefeito Valdeir Coimbra considerou o avanço da vacinação, a redução do número de novos casos confirmados de covid-19 e a tendência de redução das taxas de ocupação de leitos hospitalares para pacientes contaminados pelo coronavírus.
Embora autorizada, a retomada das aulas deve seguir critérios, como a manutenção do distanciamento físico de no mínimo 90 centímetros entre estudantes, utilização de máscaras faciais, lavagem das mãos e etiqueta respiratória, limpeza e manutenção frequente das instalações, e utilização de álcool em gel, entre outros.
O cronograma estabelecido no decreto estipulou que esta segunda-feira (18) seria a data para retorno de todos os profissionais da educação, para fim de organizar internamente as dependências escolares. Nesse período, as aulas e atividades seguem acontecendo de forma remota, de acordo com o planejamento pedagógico de cada instituição.
No dia 25 será a fase de acolhimento e adaptação de alunos e profissionais de forma presencial, para que a volta às aulas ocorra no dia 26.