O atual vice-prefeito de Governador Valadares, Doutor Luciano Oliveira (PSC), quer concorrer a prefeito nas eleições deste ano, disputando contra André Merlo (PSDB), de quem foi companheiro de chapa na eleição passada. Mas o pré-candidato precisa ter seu nome aprovado pelo partido. Presidente do PSC em Minas Gerais, o deputado federal Euclydes Pettersen não esconde que prefere ver Doutor Luciano como candidato a deputado estadual, nas eleições de 2022.
O vice-prefeito afirma que deixou o PSDB – sigla pela qual tinha sido vereador e eleito vice-prefeito na chapa com André Merlo, em 2016 – para apoiar o então pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro. Doutor Luciano confirma que, quando se filiou ao PSC, a intenção era construir uma dobradinha em 2022, para reeleição de Euclydes como deputado federal e candidatura do atual-vice prefeito para deputado estadual. No entanto, desempenho em pesquisas eleitorais o motivou a pleitear a pré-candidatura a prefeito.
“Sou pré-candidato a prefeito de Governador Valadares. Coloquei meu nome à disposição do partido e do deputado Euclydes Pettersen, que é nosso líder. No início do ano, eu me filiei ao PSC com a intenção de ser candidato a deputado estadual em 2022, dobrando com ele, e não pensava nestas eleições naquele momento. Mas pré-candidatos a vereador me procuraram, pedindo que eu fosse pré-candidato a prefeito”, afirmou Doutor Luciano.
Relutância
O pré-candidato avalia que há relutância para a confirmação de sua candidatura, mas espera ter seu nome homologado pelo PSC. “Reconheço as dificuldades que ele (Euclydes Pettersen) tem. Mas se um partido tem um candidato com grande viabilidade nas pesquisas, e rejeição baixa, como ele vai apoiar outro candidato? Todas as vezes que nós nos encontramos, ele me disse para tocar o barco, que se eu estivesse bem nas pesquisas seria candidato”, disse Doutor Luciano.
Procurado pelo Diário do Rio Doce, Euclydes Pettersen relatou que a decisão de confirmar ou não a pré-candidatura do Doutor Luciano Oliveira precisa ser discutida com o próprio pré-candidato, mas também os diretórios nacional, estadual e municipal do PSC – por se tratar de um município com mais de 200 mil eleitores, onde há possibilidade de segundo turno. “Vamos decidir juntos o melhor caminho. Eu, Doutor Luciano e o partido”, disse.
Contudo, o deputado federal e presidente do PSC em Minas expressa sua preferência para que Doutor Luciano seja candidato a deputado estadual em 2022. Euclydes Pettersen elogiou o atual vice-prefeito por sua experiência na política, e também como médico.
“Ele tem um nome dentro de Valadares e toda a região, por ser um médico exemplar, e tem um conhecimento enorme sobre a população de Valadares. O nome dele se destacou para uma pré-candidatura a prefeito. Mas isso será uma decisão interna do partido, dentro dos diretórios nacional, estadual e municipal. Juntos, vamos analisar com o Doutor Luciano qual é a melhor opção. Eu já adianto que a minha vontade é que ele seja deputado estadual, e eu federal. É a primeira opção, desde lá atrás, quando eu o convidei. Mas juntos vamos escolher a melhor opção”, declarou Euclydes.