Em vídeo, delegada da PCMG faz alerta à população para um golpe que está acontecendo com frequência na cidade
Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil de Governador Valadares (PCMG) divulgou um vídeo em seu canal do YouTube, no qual a delegada Juliana Flávia Borges Fiúza alerta a população para um golpe que tem sido recorrente na cidade. Segundo a Juliana, da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações, a PCMG tem recebido vários registros de pagamento do falso boleto – acontece quando a vítima paga um boleto com dados falsos de determinada instituição. Para esse tipo de crime está prevista pena de 1 a 5 anos.
No vídeo, a delegada dá dicas para que a população não caia no golpe. Segundo ela, o primeiro passo é prestar atenção em quem é o beneficiário do boleto em questão, se é realmente a instituição para a qual a pessoa deseja realizar o pagamento. A segunda observação é se a pessoa realmente tem algo a pagar àquela instituição. Lembrando de sempre conferir se os dados estão corretos e se a instituição existe e está em funcionamento.
A delegada também orienta os cidadãos a prestar atenção na hora de responder a e-mails e/ou SMS que solicitam a confirmação de dados como CPF e/ou identidade. Ela ressalta que a maioria das instituições possui e-mail e site oficial, sendo necessário sempre procurar o contato mais seguro na hora de se comunicar com alguma empresa.
Além disso, em março deste ano a PCMG já havia alertado a população sobre a frequência de crimes de estelionato na cidade. No período, golpistas estavam se passando por funcionários de banco e recolhendo cartões de crédito e senha na residência das vítimas, causando um prejuízo de aproximadamente 200 mil reais.
Vale ressaltar que, desde o ano passado, com a alteração legislativa (com exceções) em caso de estelionato, a vítima deverá procurar a Delegacia e fazer uma representação, para se iniciar o inquérito policial e proceder todas as investigações que requer o caso.















