Plataforma virtual gratuita renova contrato com a Prefeitura de Valadares

A parceria entre a Khan Academy e a Prefeitura Municipal de Governador Valadares é renovada pelo terceiro ano seguido  

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita de excelência para todos. Idealizada por Salman Khan, uma das maiores autoridades globais na área de educação, a plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos, desde a educação básica (alinhada à BNCC) até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula.

Em 2020, a Khan recebeu doações que somaram mais de três milhões de dólares do Bank of America, AT&T e Google, para potencializar suas operações. No início deste ano, Elon Musk, por meio da Musk Foundation, também contribuiu com a causa e doou US$ 5 milhões.

Este é o terceiro ano em que a Rede Municipal de Ensino de Governador Valadares utiliza a Khan Academy. Desde abril, 12 escolas estão envolvidas no Desafio Cerebral, com atividades de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, que são alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora da plataforma no município, Nádia Abboud, os professores estão desenvolvendo um excelente trabalho. “Mesmo com o distanciamento social, os professores reorganizaram a forma de ensinar e envolveram ainda mais os alunos, utilizando as redes sociais, e-mail, a Plataforma de Educação e a Khan Academy. Tudo para atingir o principal objetivo: a aprendizagem dos alunos.”

Além do suporte aos estudantes, a plataforma oferece um curso de formação para professores, com dicas de implementação já no ano vigente. A formação é inteiramente gratuita e conta com vídeos, artigos e materiais de apoio que capacitam os educadores com estratégias de ensino em 2021.

Os pais dos alunos, além de acompanharem o desenvolvimento dos filhos, também podem estudar nos cursos livres que a plataforma oferece, como o de macroeconomia e finanças, por exemplo. As dúvidas de quem pretende participar podem ser tiradas na própria escola ou no site https://www.khanacademy.org/ .

Alunos são premiados em Valadares

 A plataforma é uma ferramenta de ensino que vem ajudando a educação municipal a criar nos alunos um vínculo maior com os estudos. Como crianças e jovens têm facilidade e fascínio pelo mundo virtual, a Khan conquista pelas diferentes atividades e games, como o Desafio Cerebral, desenvolvido para engajar as turmas no começo de ano letivo. E, para incentivar, as escolas municipais estão premiando alunos que obtiveram vitória no Desafio e aqueles com mais acessos à plataforma.

Os prêmios são diversos, como livros, jogos de tabuleiro, lanche, fone de ouvido, entre outros. Tem escolas que entregam certificado ou fazem vídeo com fotos dos alunos destaques e encaminham via internet.

Angélica Ferreira, professora multiplicadora da Escola Professora Laura Fabri, ressalta que a instituição busca diversas formas de movimentar as turmas. “Professores disponibilizam envio de lanches, caixa de bombons, açaí e a escola elabora brinde surpresa para sorteio. Também agendamos na escola para ensinar os alunos com dificuldade, buscando junto aos pais a conscientização do acesso à plataforma para auxílio no desenvolvimento da criança”.

Já a professora multiplicadora Danielly Pereira, da Escola Antônio de Castro Pinto, conta que está satisfeita com o desempenho dos alunos. “No final do Desafio Cerebral vamos organizar uma premiação aos alunos destaques. Temos turmas tão animadas com as premiações que já alcançamos várias vezes o nível exigido pela Khan Academy para a competição.”

Como funciona o Desafio Cerebral

O Desafio possui oito níveis. Em média, o professor faz três recomendações alinhadas à prática do conteúdo por semana. As atividades podem ser feitas em qualquer horário, desde que o aluno tenha acesso à sua conta da Khan Academy. Caso a turma alcance o topo da montanha antes da data limite do programa, o processo é reiniciado. O Desafio Cerebral termina dia 25 de junho.

Escolas envolvidas em Valadares

A plataforma virtual gratuita está sendo utilizada nas escolas municipais Adelia Ribas, Antônio de Castro Pinto, Araripe Junior, Ivo de Tassis, Professora Rosalva Simões, Professora Laura Fabri, Adelina Realina Costa, Waldemar Nadil Krenak, Chico Mendes, Vereador Hamilton Teodoro, Prefeito Ronaldo Perim e Reverendo Sillas Crespo.

Khan Academy

Neste ano a plataforma educacional anunciou novas parcerias com Secretarias de Educação Estaduais, aumentando a sua expansão pelo país em 2021. A organização registrou aumento de cerca de 200% em alcance de parcerias estaduais nos estados, se comparado ao ano anterior. Com isso, a Khan amplia o número de alunos das redes públicas de ensino que utilizam sua metodologia, reconhecida por aliar tecnologia a educação.

“Sempre tivemos muitas parcerias com as redes municipais, que continuam a todo vapor. Porém, crescer dentro dos estados nos possibilita escalar mais rápido e beneficiar ainda mais estudantes no dia a dia escolar”, conta Sidnei Shibata, Country Manager da Khan no Brasil.

As aquisições estaduais somadas às parcerias municipais da Khan totalizam cerca de 100 mil alunos impactados e 500 novas escolas em 2021. Assim, o cenário de sua atuação no Brasil passa para 5,1 milhões de usuários, contra os 4,8 milhões registrados em território nacional no ano passado.

“Conseguimos atingir esse crescimento devido às parcerias estratégicas que temos no país, em especial com a Fundação Lemann, além da Sincroniza Educação, que nos ajuda na capacitação dos professores para implementação da plataforma.”

Shibata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM