Com 31,5% de intenção de votos, o prefeito André Merlo (PSDB) aparece à frente em pesquisa eleitoral que consulta a intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Governador Valadares. No entanto a mesma pesquisa aponta que 58,3% dos eleitores desaprovam a atual gestão.
A sondagem foi realizada pela empresa Promídia Pesquisas, que entrevistou 820 eleitores valadarenses entre os dias 14 e 22 de maio, em diversos bairros e distritos do município. A pesquisa ainda não foi divulgada oficialmente pela Promídia, mas a empresa cedeu os resultados para o Diário do Rio Doce.
Candidatos
Em questionário estimulado – ou seja, quando são apresentados nomes de candidatos, e o eleitor escolhe um –, 15 pré-candidatos foram mostrados como alternativas. A pergunta foi: “Dos nomes citados abaixo, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito (a)?”.
André Merlo foi o nome mais lembrado pelos eleitores, com 31,5% das intenções de voto. Nesse cenário, o atual prefeito disputaria o segundo turno contra o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que foi o preferido de 20,2% dos eleitores. Também foram lembrados, na ordem, Delegado Rui Silva (com 12,4% de intenções de voto), Doutor Luciano (9,5%), Coronel Lacerda (6,6%), Rosemary Mafra (6,2%), Coronel Sandro (5,5%) e Ricardo Pedrosa (5,1%).
Outros pré-candidatos incluídos na pesquisa não chegaram a alcançar 1% do eleitorado. Além disso, 3% dos eleitores não souberam opinar.

Avaliação do prefeito
Os eleitores também foram questionados quanto à avaliação da gestão de André Merlo como prefeito. A pergunta foi: “De modo geral, como você avalia a gestão do prefeito?” Os que desaprovam foram 58,3%, e os que aprovam foram 32,6%. Também houve um número de 9,1% de eleitores que preferiram não opinar.

Rejeição
Por fim, a pesquisa mediu a rejeição a pré-candidatos. Ao responder a questão “Dos nomes abaixo, em qual deles você não votaria para prefeito (a)?”, o nome mais lembrado também foi o de André Merlo, citado por 47,4% dos entrevistados. Em seguida, o índice de rejeição aos nomes apresentados foi, pela ordem: Delegado Rui Silva (11,7%), Doutor Luciano (8,4%), Coronel Sandro (7,8%), Ricardo Pedrosa (5,5%), Coronel Lacerda (5,2%), Leonardo Monteiro (4,5%), Enes Cândido (4%) e Rosemary Mafra (1,5%). O número de eleitores que preferiu não opinar foi de 4%.

Detalhes da pesquisa
Segundo a Promídia, a pesquisa apresenta um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro máxima estimada de 3,6% para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa das eleições municipais de 2020, a ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sondar potencial de votos dos pré-candidatos a prefeito em Valadares. A pesquisa foi registrada com o número MG-07824/2020.