Embora o prazo para os partidos realizarem convenções eleitorais tenha terminado na quarta-feira (16), as legendas têm até o dia 26 para definir coligações e registrar as candidaturas para a disputa do pleito municipal. Em Governador Valadares, até o momento da publicação desta matéria, apenas duas candidaturas a prefeito haviam sido registradas: a de Fábio Persi (PMN) e a de Mozart Coelho (Solidariedade).
O primeiro turno da eleição será no dia 15 de novembro e o segundo, caso haja, está agendado para o dia 29 de novembro. “Cada partido político ou coligação poderá solicitar à Justiça Eleitoral o registro de um candidato a prefeito e um vice-prefeito. Somente partidos poderão requerer o registro de candidatos a vereador, no limite de uma vez e meia ao do número de vagas disponíveis na Câmara Municipal”, diz Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de nota.
Ainda segundo o TSE, os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações aos respectivos juízes eleitorais. “No caso de o partido político ou coligação não solicitar o registro de seus candidatos, estes poderão requerer o registro no prazo máximo de dois dias após a publicação do edital de candidatos do respectivo partido ou coligação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe)”, também afirma o TSE.