Os dois candidatos mais votados no domingo (15) já se preparam para a inédita disputa de um segundo turno na eleição municipal em Governador Valadares. Enquanto o prefeito e candidato à reeleição André Merlo (PSDB) permanece em São Paulo, onde está sendo tratado contra a Covid-19, sua coordenação de campanha busca ampliar os apoios institucionais. O atual vice-prefeito e hoje adversário no segundo turno, Doutor Luciano (PSC), reservou dois dias da campanha para planejamento, antes de retomar atividades de rua na quarta-feira (18).
Em nota, a coordenação da campanha de André relata que busca ampliar apoios de instituições, partidos e da população, para aumentar os 49.183 votos recebidos no primeiro turno. Enquanto o prefeito segue internado em um hospital em São Paulo, quem tem conduzido a campanha é o candidato a vice-prefeito pela chapa de André, David Barroso (DEM).
“Sobre o afastamento do André nesta última semana antes do primeiro turno, é claro que gostaríamos de tê-lo em plena saúde até o último minuto da campanha. A Covid foi uma contingência com a qual tivemos que lidar, sempre tendo como foco o restabelecimento da saúde do prefeito, informando a todos de forma transparente, mas sem jamais politizar a sua condição de saúde. Se podemos tirar algo de bom disso foi perceber o quanto a nossa militância se desdobrou em ânimo e força de forma espontânea e solidária”, diz a nota da campanha de André.
Também por meio de nota, a assessoria da campanha de Doutor Luciano afirma que esta segunda-feira (16) e a terça-feira (17) são dias reservados ao planejamento para o segundo turno. Para a coordenação da campanha, o candidato, que recebeu 24.823 votos no primeiro turno, teve boa aceitação do eleitorado ao se afastar da atual gestão.
“Esses dois dias serão de planejamento e na quarta-feira a campanha já estará nas ruas. Nossa avaliação é que o afastamento influenciou sim, pois fomos escolhidos para representar no segundo turno a mudança requerida nas urnas, que foi representada pelos 62% de rejeição ao atual prefeito”, diz a nota enviada pela assessoria de Doutor Luciano.
Demais candidatos
Entre os candidatos eliminados da disputa após o primeiro turno, ninguém declarou apoio a André ou a Luciano. Terceiro colocado na eleição, com 18.570 votos, Leonardo Monteiro (PT) agradeceu a votação recebida e voltará suas atenções ao mandato como deputado federal.
“Pude experimentar a alegria de encontrar com nosso povo em todas as regiões da cidade, principalmente naquelas que mais precisam e que foram abandonadas pela atual gestão. Continuem contando comigo como deputado federal. Nunca vou deixar de trabalhar por nossa Valadares”, publicou Leonardo, em redes sociais.
De acordo com o presidente municipal do PT, Victor Dell’Orto, a sigla se reuniria na noite desta segunda-feira para definir o posicionamento para o segundo turno.
Quarta colocada na eleição, Rosemary Mafra (PSB) também não se pronunciou quanto a apoio ou declaração de voto para a disputa entre André e Luciano.
“O sentimento que inunda nossos corações é a gratidão. Temos a certeza de que nossa campanha foi muito propositiva. Buscamos e conseguimos realizar um jornada limpa. Vamos seguir e permanecer acreditando que a política é o meio de traduzir bem-estar para as pessoas”, disse a candidata, que recebeu 13.842 votos.
A assessoria de Elio Lacerda (PSL), que recebeu 7.921 votos e ficou na quinta colocação, afirma que o candidato está satisfeito com a votação recebida, pois avalia que fez uma campanha limpa e sem ataques. Priorizando a prestação de contas e o encerramento de sua campanha, Lacerda preferiu não se manifestar ainda sobre a disputa para o segundo turno.
Com 1.094 votos e em oitavo lugar, Fábio Persi (PMN) disse que em até 48 horas o partido deve ouvir apoiadores e simpatizantes para se posicionar quanto ao segundo turno. “Foi uma experiência fantástica, muitos desafios e um aprendizado marcante, que nos motiva para novas etapas, em qualquer área. Nossa votação foi insuficiente para nos levar para o segundo turno, mas valeu ouvir as famílias de Valadares”, comentou o candidato.
O nono colocado na eleição, Urbano Santos (Patriota), que recebeu 1.001 votos, desejou boa sorte aos candidatos que estarão no segundo turno: “Aos demais candidatos que disputarão o segundo turno desejo sorte, e que vença aquele que realmente tenha bons projetos para GV e queira a prosperidade e o desenvolvimento para nosso município”. Urbano agradeceu a eleitores e a colaboradores da campanha, e disse que se sente vitorioso por participar da eleição.
Xabier Galarza (PSOL), que ficou em décimo lugar, com 445 votos, aguarda o posicionamento institucional da sua sigla para o segundo turno. “Minha opinião pessoal vai no sentido de manifestar a importância da alternância no poder e do poder”, salientou.
O candidato se disse surpreso com a votação expressiva que o atual prefeito recebeu, muito embora, de acordo com Xabier, André tivesse alta rejeição. “Mais uma vez, o dinheiro manda e desmanda, desvirtuando a própria democracia e o próprio ato de participar numa eleição”, afirmou.
Os demais candidatos – Rui Silva (PSD), Coronel Miranda (PRTB) e Mozart Coelho (Solidariedade) – não responderam ou preferiram não se manifestar.