[the_ad id="288653"]

Outubro Rosa: Pedalando pela conscientização e cuidado em Manhuaçu

Na concentração dos ciclistas houve a realização de testes rápidos para detectar Sífilis, HIV e as Hepatites B e C, além de medição de pressão arterial

Nesse domingo (24) mulheres e homens pedalaram pela conscientização e cuidado com a Saúde da Mulher em Manhuaçu. O movimento, que é mais uma ação da Secretaria de Saúde em função do Outubro Rosa, desta vez contou com a parceria do grupo Divas do Pedal, Secretaria de Esportes e Lazer, Polícia Militar e uma rede de supermercados. No local de concentração do grupo também houve a realização de testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como a Sífilis, HIV e as Hepatites B e C, além de medição de pressão arterial.

A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Sandra Barbosa, destaca que as ações promovidas neste Outubro Rosa estão voltadas para o cuidado, prevenção e conscientização. “É muito interessante, porque hoje é domingo, e nós estamos aqui com as Divas do Pedal, numa ação de cidadania, onde várias pessoas e famílias mudaram as suas vidas por meio do esporte. Isso também é saúde. E hoje ela está mostrando o seu valor aqui. Graças a Deus, com participação de todos, uma grande aceitação. E a gente vê que saúde é isso, é o bem-estar físico, mental e social, interagindo, e nós estamos aqui para reforçar isso”. 

As pessoas que participaram do evento também tiveram a oportunidade de fazer testes rápidos para IST’s foto: Secom/Prefeitura de Manhuaçu

Uma das organizadoras e participantes do grupo Divas do Pedal, Terezinha Vieira de Queiroz, disse que o objetivo do grupo é que as mulheres apoiem umas às outras, além de passar esse recado de cuidado para a população. “Estamos sempre reunindo todas as mulheres, não só elas, mas também os homens, já fazendo pelo Outubro Rosa e Novembro Azul. Para nós, Divas do Pedal, é muito importante esta questão do cuidar da nossa saúde, uma cuidando da outra, se prevenindo, e estar passando este recadinho agora para todas as mulheres, para que todas se unam. O grupo foi montado para isso, para a superação, para uma tá buscando a outra em casa, tirando ela do sofá, tirando do sedentarismo e fazendo alguma coisa pela saúde delas”. 

Superação

Uma das recomendações para se evitar um Câncer de Mama é a mudança de hábitos que fazem mal à saúde da mulher, como o sedentarismo e o tabagismo. A Dona Maria de Paula Neto Portes, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, conta um pouco sobre como praticar ciclismo a ajudou a superar o vício. “O pedal para mim hoje tá sendo extraordinário, um sonho na minha vida, porque faz cinco anos que eu fui liberta do cigarro, me sinto muito feliz. Eu tive muito apoio do ESF e aí resolvi investir na bike, e está fazendo um ano que pedalo. Para mim é uma superação imensa, me sinto uma nova pessoa renovada depois da bike”.

Outra mulher que também superou o vício com a ajuda do esporte foi a Dona Aparecida de Oliveira, que também mora no bairro Nossa Senhora Aparecida. “Fui liberta do cigarro já faz 5 anos e 7 meses, com a ajuda do grupo do ESF. Depois que comecei a andar de bicicleta, eu me achei melhor, uma pessoa mais saudável, mais disposta. Tem um ano que estou pedalando, se eu soubesse o quanto isso era bom, tinha feito há mais tempo”. 

Outras ações

Todos os postos de saúde do município estão fazendo atendimentos e agendamentos para os cuidados da saúde da mulher durante este mês. Também está prevista uma outra ação de promoção à saúde no centro da cidade ainda esta semana Fique atento às nossas redes sociais.

*Com informações da Secom/Prefeitura de Manhuaçu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM