A cidade de Minas Novas realiza, entre os dias 9 e 10 de julho, a Oficina de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais. O evento é uma organização da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Programa Mapeamento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Minas Novas, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV, da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha – Coquivale, do Instituto Federal do Norte de Minas – Campus de Araçuaí, do Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro – UFVIM, com o apoio da Adveniat.
O objetivo é realizar o mapeamento social dos Povos e Comunidades Tradicionais das regiões do médio e alto Jequitinhonha; realizar oficinas de lideranças comunitárias, para que as pessoas conheçam melhor seus direitos, e as políticas públicas que já existem destinadas às comunidades tradicionais, como, por exemplo, o direito à regularização territorial; realizar a prestação de assessoria a organizações comunitárias e organizações de apoio quanto ao acesso a políticas públicas, processos de autoafirmação indenitária e reconhecimento formal, processos de regularização fundiária, conflitos em decorrência de obras e empreendimentos que impactam territórios tradicionais e modos de vida.
Atualmente, muitas comunidades em todo o Brasil lutam por seus direitos e prosseguem comemorando algumas conquistas. Mas para isso acontecer, é necessário que o governo saiba onde estão essas comunidades, quem são as pessoas que nelas vivem, e como vivem, quais os problemas enfrentam, o que querem.
A organização do evento convida a comunidade a escolher duas pessoas para a Oficina de Formação, que será realizada no Salão da Igreja São Pedro, localizada na rua Chapada do Norte, nº 150 , no Centro de Minas Novas. O evento terá início no sábado, às 9 horas da manhã, e o encerramento será no domingo, às 16 horas. Serão 2 (dois) dias completos de oficina, de manhã e de tarde. A organização irá oferecer alimentação e hospedagem para quem precisar, no entanto, é necessário levar roupa de cama e banho.
O programa é coordenado pelo professor Aderval Costa Filho e junto com toda equipe e parceiros, iremos apresentar o Projeto de Mapeamento dos Povos e Comunidades Tradicionais do alto e médio Jequitinhonha, que pretende dar continuidade na região de Minas Novas/MG e outras.
Confira a programação abaixo.

Para mais informações e inscrições:
- CPT: cptminas.admegmail.com – Edivaldo: (33) 99936-1567/98828-2064
e Paulo André: (35) 99929-3120 - Prefeitura Minas Novas: Irene (33) 9115-0346 e Vanda (33) 9103-0977
- GCAV: Renato: (58) 9219-7170
- UFMG: mapeamentomgagmail.com – Aderval: (51) 98421-6570 e Júnior: (31) 989822508