A partir deste sábado (19), as aulas práticas dos cursos de saúde que possuem atendimento direto à população serão consideradas serviços essenciais
Nesta quinta-feira (17), o Comitê Extraordinário Covid-19 publicou no Diário Oficial de Minas Gerais que aprova a reclassificação das fases de abertura das macrorregiões de saúde previstas no Plano Minas Consciente. A macrorregião em que Governador Valadares está inserida permanece na onda amarela.
Nesta fase continuam funcionando os serviços não essenciais: bares (consumo no local); autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de departamento e duty free; lojas de brinquedos; academias (com restrições); e agências de viagem.
Avanço das ondas em Minas
Segundo o comitê, duas novas macrorregiões de Saúde passarão a integrar a onda verde do plano Minas Consciente. Além da manutenção das regiões Norte e Triângulo do Sul nesta etapa, as regiões Oeste e Centro-Sul progridem para a onda verde, depois de 28 dias na onda amarela.
Os outros avanços deliberados são para que as macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste avancem para a onda amarela, com a permissão para retomada de serviços como bares e academias. De acordo com o comitê, ao todo, nove macrorregiões de Saúde integram a onda amarela, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul e Vale do Aço.
Cursos de saúde
O Comitê Extraordinário Covid-19 também decidiu que, a partir do próximo sábado (19), as aulas práticas dos cursos de saúde que possuem atendimento direto à população serão consideradas serviços essenciais, podendo retornar na onda vermelha, seguindo os protocolos e as normas voltadas para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.
Todas as mudanças definidas pelo Comitê passam a valer no sábado (19), após publicação no Diário Oficial.