Com 430 votos, Geovani Krenak (PSD) foi o quinto candidato a vereador mais votado em Resplendor, e será um dos 11 vereadores eleitos para a Câmara – o primeiro parlamentar de uma etnia indígena, de acordo com ele, não apenas no município, mas em todo o Vale do Rio Doce. Além de defender a cultura dos povos tradicionais no Legislativo, Geovani tem como bandeiras a questão hídrica e a reparação de danos ambientais cometidos por mineradoras, em especial o despejo de lama com rejeitos após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, ocorrido em 2015.
Morador da aldeia Krenak, em Resplendor, Geovani espera que sua eleição estimule outras lideranças indígenas a participarem do processo político. “Aqui na nossa cidade, no Vale do Rio Doce, fui o primeiro indígena a se eleger para o Legislativo. É uma conquista muito expressiva, que vai abrir caminhos para que a gente consiga cada vez mais participar desse processo democrático e eleitoral. A gente precisa cada vez mais representatividade, para ajudar na luta por melhorias para os povos tradicionais”, comentou.
A aldeia Krenak fica à margem do rio Doce. Para o vereador eleito, o despejo da lama dá grande urgência às pautas da questão hídrica e do enfrentamento às mineradoras em Resplendor. “Principalmente depois dos crimes ambientais que aconteceram, nossa cidade está muito carente de iniciativas que possam dar um pouco de qualidade na água e no serviço de abastecimento. Uma pauta urgente na região, sem dúvida nenhuma, é a questão hídrica”, enfatizou.
Defesa de manifestações culturais
Geovani promete pautar sua atuação em defesa de manifestações culturais não apenas de indígenas, mas também de outros povos que habitam o município – um exemplo citado pelo vereador eleito foi o da cultura alemã. “A gente pode fortalecer, de alguma forma, iniciativas que visem valorizar a cultura e a tradição dos povos da região. Tem muita coisa bacana, muita coisa boa para ser trabalhada na nossa cidade. A partir de 1º de janeiro vamos colocar isso na pauta da Câmara e tentar fazer um trabalho mais participativo e abrangente, em que as pessoas possam se ver no mandato”, declarou Geovani Krenak.