IPABA – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, e a Prefeitura de Ipaba oficializaram, nesta sexta-feira (5), a entrega do “Projeto Orla – O Contorno da Vida”. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa Cenibra, transformou a orla da Lagoa Central, antes marcada pela degradação, em um parque linear com espaços modernos de lazer, esporte e convivência social.
O projeto contemplou a construção de praças, quadra de areia, áreas de jogos e brinquedos, além de ambientes de contemplação com bancos e um deck de madeira. Também foram implantadas pista de caminhada calçada com blocos intertravados, iluminação e paisagismo que buscou harmonizar a infraestrutura com a preservação da natureza local, especialmente das árvores.
Segundo o promotor de Justiça Rafael da Silva, a iniciativa vai além da revitalização física do espaço. “A orla da Lagoa Central, um recurso natural tão importante para Ipaba, estava se deteriorando. Agora, graças a um esforço conjunto, ela renasce como um espaço de lazer, esporte, cultura, educação e preservação ambiental. O que antes era um recurso degradado, hoje é mais que um cartão-postal. E essa transformação só foi possível graças à visão, ao empenho e ao comprometimento de todos os envolvidos. Com este projeto, entregou-se muito mais que uma obra. Foram entregues esperança, qualidade de vida e um futuro mais sustentável para esta comunidade”, destacou.
Além das melhorias já entregues, está prevista para os próximos meses a instalação de um quiosque para venda e consumo de refeições. O espaço será construído pelo concessionário selecionado em processo de concessão pública e poderá ser utilizado por um período determinado pelo município.
A Lagoa Central de Ipaba
Com mais de 192 mil metros quadrados de lâmina d’água e dois quilômetros de extensão, a Lagoa Central é parte essencial da paisagem urbana da cidade e tem ligação direta com sua história. O nome “Ipaba”, de origem tupi, significa “terra de muita água”.
No passado, a lagoa era fonte de abastecimento, lazer e convivência para a comunidade. Porém, o crescimento desordenado da cidade trouxe ocupações irregulares nas áreas de preservação permanente, poluição das águas e acúmulo de lixo e entulho nas margens. A ausência de infraestrutura, como drenagem pluvial e saneamento básico, agravou a situação, comprometendo o meio ambiente e a saúde pública.
Origem do projeto
Diante desse cenário, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Ipatinga ajuizou uma Ação Civil Pública para exigir do poder público medidas de recuperação da área. A partir dela nasceu o “Projeto Orla – O Contorno da Vida”, submetido e aprovado na Plataforma Semente, sistema virtual do MPMG que garante transparência e segurança jurídica na execução de projetos socioambientais.
Com monitoramento técnico da plataforma, o projeto foi executado em parceria entre o MPMG, a Prefeitura de Ipaba e a Cenibra, contando com recursos provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) destinados pela 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga. Prevista para 18 meses, a obra foi concluída em apenas 16.








