GOVERNADOR VALADARES – O prazo para inscrições na VI Jornada da Psiquiatria do Vale do Aço e Região Leste, um dos maiores eventos voltados aos estudos de saúde mental no interior de Minas Gerais, está chegando ao fim. Os interessados têm até hoje (19) para garantir a participação no evento, que será realizado nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), no auditório da Univale. A iniciativa é da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP).
O evento, que se consolida como um importante espaço de atualização e troca de conhecimento para os profissionais da área, terá início na sexta-feira (23), a partir das 19h. A noite de abertura contará com a presença do psiquiatra Dr. Humberto Corrêa, que vai abordar o tema “A curiosa história da moderna psicofarmacologia e suas relações com o festival de cinema de Cannes, os mísseis V2 nazistas e Serendip!”. Em seguida, o psiquiatra Dr. Frederico Garcia discorrerá sobre “Populações vulneráveis e intervenções da psiquiatria”. Para encerrar a programação do dia, será realizada a primeira mesa redonda, mediada pelo psiquiatra José Adão Leal, com os profissionais Bruno Hemerly, Pedro Colen e Francis Silveira, discutindo “Saúde Mental em Grupos Vulneráveis”.
No sábado (24), as atividades começam mais cedo, às 8h30. A psiquiatra Elisa Seabra comandará uma mesa sobre “Saúde Mental da Mulher”, com a participação das psiquiatras Ana Luísa Soares e Juliana Leal, além da ginecologista e obstetra Marcela Laender. O evento também contará com a participação do Dr. Jair Soares, uma autoridade na área da psiquiatria nos Estados Unidos. Ele participará via videoconferência diretamente de Houston, Texas, para falar sobre “Atualização no manejo clínico de pacientes refratários com transtorno bipolar”. O evento se encerrará com uma mesa sobre “Psiquiatria da Infância e da Adolescência”, mediada pelo psiquiatra André Martin, com a participação dos psiquiatras Pedro Pacheco, Mariana Fidelis e Sigrid Calazans.
A Jornada de Psiquiatria será coordenada pelo psiquiatra Pedro Colen de Melo, que ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da psiquiatria na região. “Nos dois dias de evento, temos a oportunidade de discutir temas das últimas pesquisas, os tratamentos, as questões diagnósticas, criando uma atmosfera muito viva de troca entre os profissionais gabaritados, alguns vindo de fora, como Belo Horizonte, e com os profissionais da nossa região que trabalham ativamente na produção de conteúdos de primeiríssima linha para o evento”, afirmou Melo.
Com uma programação rica, o evento contará com três conferências e três mesas redondas, abrangendo temas como a psiquiatria infanto-juvenil, psiquiatria do adulto, psiquiatria do idoso e psicogeriatria. O coordenador também adiantou que já está trabalhando na programação da edição de 2026, que será anunciada em breve.