Com a proposta de ampliar o diálogo e a escuta com gestores, profissionais e atores do setor cultural, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), promoveu a primeira edição do projeto “Encontros com a Arte e a Cultura de Minas Gerais”. No Palácio da Liberdade, o subsecretário de Cultura, Igor Arci, se reuniu com representantes do teatro, para apresentar as iniciativas da Secult, bem como para receber as demandas do segmento.
Segundo a secretaria, o encontro contou com a participação da Diretora de Monitoramento e Prestação de Contas da Secult, Janaína Silva, da Diretora de Articulação e Integração Cultural, Natalie Oliffson, de representantes do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec), do presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, de gestores culturais de outros espaços de Belo Horizonte, artistas e produtores.

Esta primeira edição do Encontros com a Arte e a Cultura de Minas Gerais também tem o objetivo de aproximar o poder público das ações de fomento e fruição artística no Estado. De acordo com o subsecretário Igor Arci, o setor teatral tem um histórico de grande participação nos mecanismos de fomento, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e o Fundo Estadual de Cultura (FEC).
“O primeiro grupo, dos vários segmentos culturais que temos, é o teatro, justamente pelo grande número de propostas inscritas em nossa Plataforma Digital. Isso simboliza a grande mobilização que existe nas Artes Cênicas para que todos os envolvidos nessa cadeia possam usufruir de nossos mecanismos de incentivo. Promover este encontro e conversar sobre o que já foi feito e o que ainda pode ser executado é muito importante para o trabalho que queremos realizar”, destacou o subsecretário.
A Secult informou, ainda que, durante o encontro, foram apresentadas aos participantes as iniciativas para a descentralização das políticas culturais no Estado. Um dos exemplos é o edital Desperta Cultura, publicado em 2021. O edital é voltado para a formação e a qualificação dos profissionais da área cultural e disponibilizou recursos diretos do FEC para projetos baseados em ações de pesquisa e documentação, seminários, cursos, oficinas, workshops entre outras atividades.
Por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult)