[the_ad id="288653"]

Hospital Bom Samaritano realiza ação de prevenção no Dia Mundial do Rim

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – O Hospital Bom Samaritano, por meio do setor de nefrologia, realiza nesta quinta-feira, dia 13, um evento especial durante o Dia Mundial do Rim. A realização tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce, prevenção e acesso ao tratamento de doenças renais crônica. O evento ocorrerá na parte da manhã em frente ao ambulatório do hospital. “Precisamos dar ênfase à prevenção das doenças renais, em especial da doença renal crônica, que pode fazer com que os rins venham parar de funcionar. É muito importante fazer a prevenção para preservar o bom funcionamento dos rins, evitando assim que venhamos a ter problemas sérios de saúde e tenha que fazer tratamentos que são muito difíceis, como por exemplo a hemodiálise ou transplante renal”, explica o nefrologista Marcio Pena, diretor do Instituto de Nefrologia do Hospital Bom Samaritano.

Visando um público além dos pacientes que já fazem hemodiálise no HBS, o evento fará uma triagem, por meio de enfermeiras, assistente social, nutricionista e psicóloga, profissionais que vão abordar as pessoas na área externa do ambulatório. O atendimento gratuito vai aferir a pressão arterial, orientação nutricional e o participante vai responder um questionário para definir se está ou não no grupo de risco. Se for enquadrada o paciente com risco de doenças crônicas nos rins, vai ser encaminhado para fazer gratuitamente um exame de creatinina. Quando sair o resultado, caso indique a doença, o paciente será contactado para uma consulta na Atenção Básica ou no Instituto de Nefrologia do Hospital Bom Samaritano. Todos que participarem vão receber uma garrafa de água mineral e os primeiros 100 um brinde da Intensivimed, de Belo Horizonte, parceira na ação de conscientização.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre de alguma doença renal. O Ministério da Saúde indica que a maioria dos atendimentos feitos no Brasil, relacionados a este tipo de doença, ocorre com pessoas entre 50 e 79 anos, mesmo que o grupo de risco vá além de indivíduos com idades avançadas.

Os grupos de riscos para DRC incluem, pessoas com Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, obesidade, doenças cardiovasculares e com histórico familiar de doenças renais. Dentre os exames para diagnóstico, estão o exame de urina e o de creatinina, que será feito pelo Hospital Bom Samaritano durante o evento. Na Clínica Bom Samaritano, durante o ano de 2023, foram 1319 pacientes atendidos no setor de nefrologia, além de 2.880 consultas e 62.303 sessões de Hemodiálise. “É muito importante fazermos a prevenção, principalmente com aquelas doenças que podem lesar os rins, como a hipertensão, o diabetes, doenças infecciosas, infecções de urina, doenças relacionadas ao ácido úrico, ao colesterol, triglicerídeos, a obesidade. Por isso estamos conscientizando da importância de prevenir e tratar essas doenças, para evitar a piora da doença renal e também evitar que os rins venham parar de funcionar”, afirma Pena otimista com a ação de prevenção e conscientização que será realizada na quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Biblioteca Pública ganha duas novas salas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Agora, a Biblioteca Pública Professor Paulo Zappi conta com novos espaços climatizados e mais amplos, proporcionando maior conforto e tranquilidade para