Lanche diferenciado e entrega de camisas a todos os candidatos à doação marcará a semana do doador em Valadares.
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) vai realizar, de 22 a 26 de novembro, uma programação especial para homenagear os doadores de sangue. A agenda faz alusão à Semana Nacional do Doador de Sangue e foi instituída nacionalmente para agradecer essa parcela da população, além de fomentar o gesto voluntário na reta final do ano, quando ocorre uma baixa nos estoques de sangue de todo país, com a aproximação das festas de confraternização.
O Hemocentro Regional de Governador Valadares estará ornamentado especialmente para receber os doadores. Haverá lanche diferenciado e entrega de camisas a todos os candidatos à doação que comparecerem à unidade.
De acordo com a médica Ana Paula Wheberth, a doação de sangue, bem como a de medula óssea, em alguns casos, é indispensável. “As doenças hematológicas e a Falciforme exigem tratamentos definitivos, como a prescrição de medula óssea e de sangue de doadores compatíveis. Fator muito importante para ajudar ou até salvar a vida de um paciente”.

“O ato de doação deve ser estimulado por campanhas e políticas públicas, pois em muitas situações a única chance de cura do paciente é receber doações compatíveis. Nenhum de nós deseja, mas qualquer um pode passar por tal situação e certamente ter uma chance de cura tão singular, e consequente um ato de amor ao próximo precisa ser estimulado em nossa sociedade”, alerta a médica.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg. Essas pessoas devem ainda possuir estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente, entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc.
Como faço para doar?
O candidato à doação de sangue realiza seu agendamento informando: o município de residência; unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas; nome completo; e-mail; CPF; RG; data de nascimento; estado; telefones de contato.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ter câncer, doenças no sangue ou do sistema imunológico. Algumas complicações podem acontecer e são imprevisíveis, por isso é importante o acompanhamento médico de cada caso.
Em Governador Valadares, o Hemominas fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 707, em frente ao Hospital São Lucas. Para se cadastrar, é feita uma simples coleta de sangue, que servirá de base para testes de compatibilidade genética.