QUITO, EQUADOR – O Atlético empatou por 1 a 1 com o Independiente del Valle (EQU), nesta terça-feira (21), no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, pela partida de ida da semifinal da Copa Conmebol Sul-Americana 2025. O gol alvinegro foi marcado por Dudu, nos acréscimos do segundo tempo.
O confronto começou com polêmica de arbitragem. Logo aos 10 minutos, o colombiano Carlos Betancur marcou um pênalti inexistente de Ruan Tressoldi sobre o atacante Mercado. As imagens mostraram que o jogador do Del Valle chutou a perna do zagueiro atleticano, mas, mesmo após revisão do VAR, o árbitro manteve a marcação. Sornoza cobrou e abriu o placar para os equatorianos.
Veja o gol do Independiente del Valle
O Galo reagiu com boas chegadas. Gustavo Scarpa arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Villar a fazer grande defesa; no rebote, Bernard chutou fraco. Pouco depois, Gabriel Menino tentou de canhota e assustou o adversário.
Antes do intervalo, Everson salvou o Atlético ao se esticar para evitar o gol de Spinelli de cabeça. Ainda no primeiro tempo, Bernard criou nova oportunidade, driblou a marcação e finalizou com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na etapa final, Sampaoli promoveu alterações: Natanael entrou no lugar de Menino, e o time cresceu em intensidade. Aos 15 minutos, Scarpa acionou Bernard pela direita; o camisa 20 driblou e chutou colocado, exigindo defesa espetacular de Villar.
Mais tarde, o treinador colocou Dudu, Hulk e Biel, que mudaram o panorama do jogo. Aos 35’, Hulk recebeu pela direita e cruzou para Vitor Hugo, que quase empatou.
O prêmio pela insistência veio aos 45 do segundo tempo: Hulk tabelou com Dudu, deu um toque por cima da defesa e devolveu para o camisa 92, que empurrou para o gol vazio. Del Valle 1×1 Atlético — resultado que deixa a vaga em aberto para a volta em Belo Horizonte.
Confira o gol de empate do Galo
📋 Ficha técnica
Independiente del Valle (EQU) – Villar; Fernández, Schunke, Velasco (Zárate) e Cortéz; Alcívar, Mercado e Guagua (Lerma); Sornoza, Hoyos e Spinelli.
Técnico: Javier Rabanal.
Atlético (BRA) – Everson; Gabriel Menino (Natanael), Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana (Caio); Alan Franco, Igor Gomes e Gustavo Scarpa (Biel); Bernard (Dudu) e Rony (Hulk).
Técnico: Jorge Sampaoli.
Gols: Sornoza (IDV) aos 10’/1T; Dudu (Atlético) aos 45’/2T.
Cartões amarelos: Ruan Tressoldi, Scarpa e Natanael (Atlético); Sornoza e Cortéz (IDV).
Árbitro: Carlos Betancur (Colômbia).
Local: Estádio Banco Guayaquil, em Quito (EQU).







