[the_ad id="288653"]

Fadivale anuncia novo endereço e planeja mudança para 2026

FOTO: Divulgação/Fadivale

GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quarta-feira (18), a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) anunciou oficialmente o endereço de sua nova sede. A partir de 2026, a instituição funcionará na Rua Vinte e Oito, número 63, no bairro Ilha dos Araújos. A localização foi escolhida estrategicamente, por estar próxima ao Centro e fora da área de risco de enchentes, problema que, historicamente, atinge alguns pontos da cidade.

Atualmente, a Fadivale funciona na Rua Dom Pedro II, nº 244, no Centro de Governador Valadares. A mudança ocorre após a desapropriação do prédio atual pela Prefeitura, realizada em agosto de 2024, de forma amigável, por meio do decreto nº 12.100, assinado pelo então prefeito André Merlo. O município indenizou a instituição em R$ 42.450.000, valor que permitirá à Fadivale investir na nova estrutura.

O anúncio do novo local foi feito na tarde desta quarta-feira. Participaram Altino Machado, Fernanda Machado e Alcyr Nascimento. FOTO: Fred Seixas

De acordo com a professora e advogada Fernanda Machado, o processo de mudança está sendo cuidadosamente planejado. “A mudança da Fadivale não é uma mudança pequena, que se faz em pouco tempo. Assim como tivemos cuidado na escolha do local, também queremos preparar da melhor forma essa nova casa. Isso não pode acontecer no meio de um semestre letivo. A expectativa é que, em 2026, estejamos na nossa nova sede, iniciando uma nova fase”, explica.

Fernanda destaca que a mudança vai além da estrutura física. “A Fadivale sempre buscou inovação e se adequar às novas realidades. A mudança de prédio acompanha uma virada de chave também acadêmica, com um espaço pensado para o conforto dos alunos, professores, colaboradores e para os desafios atuais da educação”, reforça.

Preparação com foco nos alunos

O coordenador de cursos da Fadivale, Amarildo Lourenço da Costa, garante que a transição não causará transtornos aos estudantes. “As obras de adaptação acontecerão durante o semestre letivo, sem afetar o andamento das aulas. O próximo semestre acontecerá normalmente na sede atual e, no recesso entre os anos letivos, faremos a mudança. Em 2026, tudo estará novo e preparado para receber nossos alunos e professores”, afirma.

Sobre o novo espaço, Amarildo ressalta que ele será planejado para garantir funcionalidade e conforto. “Não teremos espaços ociosos, mas também não faltará espaço. A estrutura será na medida certa para atender bem toda a comunidade acadêmica”.

O diretor-financeiro da Fadivale, Altino Machado D’Oliveira Júnior, explica que a escolha pelo bairro Ilha dos Araújos foi pensada para atender às necessidades da instituição e da sua história. “Ofereceram diversos lugares, mas tínhamos que pensar no tamanho do nome da Fadivale. Não podíamos ir para um local que não comportasse nossa estrutura. A Ilha foi a melhor escolha, inclusive analisamos o bairro Esplanada, mas lá o trânsito e a falta de estacionamento seriam um problema. Então é um sentimento que nós teremos um triunfo muito grande nesse novo lugar”, destaca.

Economia para o município

A desapropriação do prédio da Fadivale pela Prefeitura tem como objetivo concentrar, em um só endereço, vários setores administrativos que hoje estão espalhados pela cidade, muitos em imóveis alugados. A medida, segundo o município, deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões por ano, além de reduzir custos com energia elétrica, já que o prédio possui uma usina fotovoltaica.

Entre os setores que devem ser transferidos para o local estão as secretarias de Saúde e Educação, o Departamento de Habitação, além de órgãos como Procon, Ouvidoria e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM