A Expoleste 2022 começa na próxima quarta-feira (18), e as obras de montagem da estrutura estão a todo vapor. Uma das atrações mais esperadas é a Expocasa, que este ano traz um projeto ousado e inovador. A arquiteta responsável, Juliana Perret, conta que a elaboração do projeto levou cerca de três meses. E foi pensado desde a parte arquitetônica, técnica, até o último adorno da casa.

“Esta casa ocupa um espaço de 848m², contando com os espaços externos de jardim. Portanto as pessoas vão encontrar uma casa contemporânea, com a nossa assinatura, que são linhas retas. A gente usa também elementos naturais, madeira, pedra, que são elementos atemporais. Então as pessoas vão poder conhecer o projeto, e ter inspiração para reformar, construir e decorarem suas casas”, disse.
De acordo com a arquiteta, o projeto foi pensado também para atender necessidades e mudanças de comportamentos observados pela arquiteta durante a pandemia. “Primeiro nós ficamos muito tempo em casa, por isso, depois da pandemia, a gente resolveu trazer a natureza pra dentro da casa. A gente está fazendo isso através de pedra, madeira, assim como as plantas propriamente ditas, e revestimentos com estampas de plantas. Mas peixes também irão fazer parte da decoração”, contou.
Tempo recorde
Segundo Juliana, todo o processo de construção da casa está previsto para ser entregue em 45 dias. Um tempo recorde. Os trabalhadores operam noite e dia para que a obra seja entregue no prazo certo. “A gente tem uma equipe que está aqui se entregando, se doando, e fazendo um trabalho muito bacana. Então a gente contratou uma construtora que conta com o trabalho de vários profissionais, desde pedreiros, pintores, azulejistas, o pessoal que instala o piso. Portanto tem uma equipe trabalhando aí a todo vapor, para entregar um bom trabalho para os visitantes. É um trabalho em equipe, e todo mundo tem grande importância. Desde as empresas até a mão de obra, que na construção é o mais importante”, afirmou.
A arquiteta fez um convite a todos para visitarem a Expocasa.

O construtor civil Edilson Barbosa, responsável pela execução do projeto, está no ramo há 26 anos, e conta sobre a experiência de trabalhar em uma obra tão grande e rápida. “É a primeira vez que eu trabalho em uma obra deste porte em tão pouco tempo. Está sendo uma experiência incrível. Mas dá uma sensação de medo, angústia. Contudo quando chega no final, a gente fica com um sorriso de orelha a orelha. No entanto a tarefa mais difícil é entregar a construção em tempo hábil. E no nosso caso, foram quatro semanas para entregar 848 m² de obra, ou seja, a Expocasa. Assim sendo o papel do construtor é entregar a casa com tudo pronto, para que os demais funcionários possam chegar e executar seus trabalhos. É um gerenciamento de mais de trinta funcionários, e cada um entra na obra no momento determinado”, explicou.
Curiosidade

Foram lançados na Expoleste 2019 os blocos feitos à base de cimento, isopor e aditivos. Eles foram usados na obra da Expocasa este ano. O empresário Rodrigo Fioretti, criador dos blocos, explicou que eles podem ser utilizados em qualquer tipo de construção. “Ele pesa um terço do peso específico de uma parede comum de tijolo de chapisco e reboco, e tem o dobro da resistência. Com isso, começa-se a economizar desde a fundação, já que ela é calculada em cima do peso. Você tem uma obra bem mais rápida, eficiente, e com controle acústico e térmico”, disse.
Rodrigo Fioretti também falou sobre a oportunidade de participar do projeto. “É muito gratificante pra gente, pois é um produto que a gente acreditou, que trouxe do zero, viemos trabalhando nisso, apresentou pra região quebrando paradigmas do uso de tijolo de chapisco e reboco. Ver que isso realmente deu certo, que cresceu, e que hoje a gente está aqui construindo uma casa completa dentro da Expocasa, é muito legal.





Feira multissetorial
A Expoleste é uma feira multissetorial, e está em sua 18ª edição. Este ano contará com 223 estandes e 151 expositores dos mais diversos segmentos, como serviços, educação, saúde, construção e comércio. A expectativa é que passem pelo local cerca de 61 mil pessoas durante os cinco dias do evento.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Jackson Lemos, falou sobre a importância do evento para Valadares e região. “A Expoleste tem a tradição de trazer todos os setores para mostrar o que tem de melhor, seja na área de comércio, serviços, indústria e também na área agrícola. Mostrar tudo o que o Brasil e o mundo tem de melhor, e o que as empresas de Governador Valadares têm a oferecer aos visitantes da feira. A feira passou por um hiato de dois anos, durante a pandemia. Este é um grande momento para as empresas que também tiveram este hiato, virem aqui e mostrarem no que elas cresceram, no que elas evoluíram”, afirmou.
A Expoleste, realizada no Unicentro, na Univale. terá início na próxima quarta-feira (18) e vai até domingo (22). De acordo com Jackson Lemos, a expectativa é muito boa. Ele fez um convite a todos para participarem da Expoleste 2022.
Montagem da Exploeste 2022 – Crédito: DRD/TV Leste